Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Três dias de competições de esgrima em cadeira de rodas no Plaza São Rafael

O Plaza São Rafael Hotel e Centro de Eventos recebe, entre os dias 2 e 4 de novembro, o Campeonato Brasileiro de Esgrima em Cadeira de Rodas, competição que reunirá os principais nomes nacionais da modalidade. Neste ano, a disputa terá número recorde de participantes: serão 30 esgrimistas, entre eles o atual medalhista paraolímpico Jovane Guissone, que entrou para a história do esporte nacional ao conquistar o primeiro ouro brasileiro na modalidade.
– O nível dos competidores será bastante alto. Tenho treinado muito, assim como todos os outros competidores de outros estados. A quantidade de atletas nas competições também tem aumentado, o que melhora a qualidade e dá mais prazer em competir. Minha experiência em paraolimpíadas ajuda bastante, mas também conta o psicológico – ressaltou Guissone.
Esta é a primeira vez que a competição também terá a disputa por equipe no programa de provas. Os dois primeiros dias de disputas serão reservados para as provas individuais de florete e de espada. O domingo será para as disputas por equipes. Os estados com maior número de competidores são Paraná e Rio Grande do Sul, com 12 atletas, seguido por São Paulo, com sete, e Minas Gerais, com cinco.

Esgrima
A esgrima (do antigo provençal escrima, do vocábulo germânico skirmjan, “proteger”) é um esporte que evoluiu da antiga forma de combate, em que o objetivo é tocar o adversário com uma lâmina ao mesmo tempo que se evita ser tocado por ele. Existem três disciplinas de esgrima: o florete, a espada e o sabre, diferindo não só no formato da lâmina mas também nas zonas do corpo onde um toque é válido e também como as armas funcionam.

História
A história da esgrima em si tem uma origem de, pelo menos, três mil anos. Pinturas Egípcias e Gregas mostram guerreiros empunhando espadas. A Bíblia também se refere a muitas espadas ao longo dos dois testamentos. Um templo japonês construído em 1170 a.C., mostrava alguns guerreiros semi-despidos, empunhando armas pontiagudas, com bicos de protecção. A esgrima nessa época era muito mais que um simples esprote, era uma maneira de combater, como tal não havia nenhuma regra precisa, porém surge a preocupação com a técnica para aplicar e defender-se dos golpes. Em Roma, existiam escolas de gladiadores onde se formavam os doctore armarum, especialistas na arte de combater com armas brancas para entreter o público. Na idade média, a esgrima se diversificou devido aos vários formatos de espadas e sabres existentes.


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-29 07:14:06 - 1714374846
Já foi!