Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Rede Plaza de Hotéis está com novo Chef Executivo de Cozinha: Alexandre Vicki, 45 anos, com grande experiência internacional

A Rede Plaza de Hotéis, Resorts & SPAs está com um novo Chef Executivo de Cozinha: é Alexandre Vicki, 45 anos, com uma longa experiência em hotelaria. Animado com o novo desafio e com a missão – ao lado de outro chef do grupo, o gaúcho Miguel Boessio – Vicki está implantando o seu estilo inovador e aplicando a sua versatilidade e conhecimento no Plaza São Rafael Hotel e Centro de Eventos, em Porto Alegre. Mudar, mas manter a qualidade tradicional Plaza, é seu objetivo. E ele já colocou literalmente “a mão na massa” dando orientações, conversando e supervisionando a gastronomia do grupo com o seu estilo inovador, adquirido numa carreira repleta e permanente de alterações.
Entre as suas experiências de grande destaque ele cita a responsabilidade pela unidade de Goiânia do hotel Mercure da Rede Accor. Lá, ele implantou os cafés da manhã, que hoje são padrão de todo o grupo. Depois, ele cita a direção da área de Alimentos & Bebidas (A&B) da Rede Pestana na Bahia – Pestana Convento do Carmo, Pestana Bahia e Pestana Lodge, um total de 595 habitações e com salas de eventos com capacidade para 3.000 pessoas.
“A carreira é feita de emoções e de diversidade”, afirma Vicki. Dentro deste contexto, diz que uma das gratas novidades da sua vida foi confeccionar e implantar o cardápio português padrão do Grupo Pestana nas suas 11 unidades da América do Sul. Para ele, um bom Chef precisa também ter controle de estoques, fazer compras qualificadas e elaborar fichas técnicas e de controle de custos. “Isso é fundamental para que se tenha sucesso na cozinha”, garante. Ser estudioso também é uma virtude importante para ser reconhecido no mercado. Assim, ele procurou, durante a sua trajetória, conhecer detalhadamente as gastronomias francesa, portuguesa, espanhola, mediterrânea contemporânea e nordestina. Como resultado destes estudos e aprofundamento de conhecimentos, foi ganhador dos prêmios de Melhor Restaurante Português de Salvador 2008, pelas revistas Gulas e Veja, e ganhador do 3º lugar no Prêmio de Chef do Ano 2008 pela Revista Gula; ganhador do Prêmio de Melhor Restaurante Português de Salvador 2007 pelas Revistas Gula e Veja; ganhador do 2º lugar de Chef do Ano de 2006 e do Melhor Restaurante Português de Curitiba da Revista Gula no mesmo ano; segundo colocado na Revista Veja Curitiba e prêmio de Chef de Cozinha do ano de 2006; ganhador do prêmio de Chef Revelação do Ano de 2005 e do Melhor Restaurante Português de Curitiba da Revista Gula. Aliado a este reconhecimento que o orgulha muito, Vicki garante que ser o primeiro e único Chef estrangeiro numa Pousada Portuguesa (Convento de Belmonte) entre as 54 existentes no país, o que o deixa com uma bagagem para assumir grandes desafios. O trabalho na cidade francesa de Orléans com o Chef do Parlamento Europeu também o credencia a ser um dos mais respeitados do setor gastronômico hoteleiro.

Chef Alexandre Vicki

O Chef Alexandre Vicki com suas colegas do Plaza São Rafael Hotel e Centro de Eventos, Márcia Achutti e Beth Schuch. Foto: Marcelo Schmidt.

Estar sempre bem preparado para receber um convite de trabalho, mostrar que está apto a encarar qualquer atividade no seu ramo é também uma situação ressaltada por Vicki para não temer qualquer tarefa que surgiu na sua profissão. Para que isso aconteça sempre, ele garante que a formação acadêmica é essencial. “Não me descuidei disso, sempre estive com a mente aberta para fazer e estudar”, afirma. Prova disso é o curso de Hotelaria no Centro Europeu e o Curso HACCP (Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle) da Escola de Hotelaria de Coimbra em Portugal. Viajar e trabalhar na área, adquirindo experiências, também fortaleceu sua personalidade e seu estilo. Ele cita as experiências na Espanha (Barcelona) – permanência por 10 meses; Portugal (Lisboa e Belmonte) – permanência por 2 anos e 10 meses; França (Orleans) – permanência por 8 meses, trabalhando juntamente com o Chef do Parlamento Europeu; Argentina (Buenos Aires) – permanência 12 dias, ministrando curso de Comida Portuguesa aos cozinheiros do Hotel Pestana Buenos Aires; Venezuela (Caracas) – permanência de 15 dias para a implantação e inauguração do Pestana Caracas para 800 convidados, tendo como convidado principal o 1º Ministro de Portugal e permanência de mais 15 dias para o Festival Gastronômico Brasileiro na Semana da Pátria organizado pela Embaixada do Brasil na Venezuela.
No Brasil, o Chef trabalhou no hotel Mercure de Goiânia, Hotel Deville Rayon de Curitiba, no Centro Europeu de Curitiba – onde foi professor titular de Cozinha Criativa – Pestana Convento do Carmo, Pestana Lodge e Pestana Bahia em Salvador, Cielo Verde em Curitiba como consultor gastronômico, Bourbon e Curitiba Hotel & Tower em Curitiba, La Tour de Belém na França e em Belmonte, Portugal, e no Restaurante Nobre Marina em Lisboa, também em Portugal.
“Todas essas experiências foram fundamentais para garantir a minha carreira e mostrar que estou apto a encarar desafios”, diz, confiante. Ele está começando, agora, em Porto Alegre, uma nova fase da sua vida. “Quero realizar, na Rede Plaza e no Sul do Brasil, um trabalho que agregue mais versatilidade na minha vida. Tenho certeza que vou aprender muito e apresentar aquilo que aprendi em outros lugares. Acho que tanto eu como o Plaza vamos crescer juntos. É uma oportunidade excepcional”, conclui.
Assessoria de Comunicação Social da Rede Plaza de Hotéis, Resorts & SPAs


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-05-04 11:07:26 - 1714820846
Já foi!