Todos espalhem o vírus da solidariedade
O ano de 2020 começou da pior maneira possível para os gaúchos. Uma seca inclemente, sem chuvas regulares desde novembro, agravou a crise histórica da economia do RS. Mudanças profundas foram propostas pelo Pode Executivo, analisadas e aprovadas pela Assembléia Legislativa. Remédios amargos foram adotados para recolocar o Estado no caminho do desenvolvimento.
Março chegou com uma verdadeira boba: o novo vírus oriundo da China que através da globalização atingiu todo o planeta. Nossa vida virou de cabeça para baixo. Não há mais resquícios da velha rotina. Hábitos foram alterados, a reclusão se impôs e é impossível prever as consequências de um fenômeno com tamanha amplitude.
Neste turbilhão de incertezas e fake news, procuro cumprir a minha obrigação como parlamentar. Para isso, utilizo todos os canais disponíveis de comunicação com o público, principalmente através das ferramentas virtuais, obedecendo às normais básicas de saúde preconizadas pelas autoridades.
Ao longo dos últimos dias mantemos a rotina do gabinete à distância, através de videoconferências onde trocamos ideias e o fazemos o atendimento de gaúchos que buscam orientações. Através da disponibilidade de vários especialistas conseguimos manter o hábito de informar com qualidade através de conteúdos técnicos.
Através de “lives” – transmissões ao vivo pela internet – levamos dicas simples para a rotina. Tudo de forma clara, descomplicada, objetiva para o dia a dia que o coronavírus nos impôs. O enfrentamento desta pandemia se dá a partir da doação de todos nós, cada um dando o que tem de melhor, com solidariedade e despojamento.
Gestos simples estão em todos os noticiários. Devem servir de inspiração para fortalecer esta corrente de amor. Copiar boas iniciativas faz proliferar hábitos fundamentais para a sobrevivência, especialmente para os grupos de risco.
É impossível prever o mundo pós-coronavírus, uma tragédia de proporções planetárias. Aprender em momentos de crise é uma experiência tão antiga quanto o homem. Por isso, esta pandemia é uma oportunidade para que nos tornemos pessoas melhores. Cada um absorvendo ensinamentos conforme a sua trajetória.
Solidariedade é um antídoto contras todos os males. Nos dias atuais é solução para o corpo e a alma, fortalecendo nossos princípios de humanidade.
Texto do Deputado estadual Zucco
Comentários