Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Descubra a história de Blumenau e de seu fundador

A cidade foi fundada pelo filósofo alemão Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau e emancipada em 1880

Para quem adora o encanto e o charme de Blumenau, que tal conhecer um pouco da história da cidade e de seu fundador? A região de Blumenau era habitada por índios Kaigangs, Xoklengs e Botocudos e, mesmo antes da fundação da Colônia Blumenau, já havia famílias estabelecidas na região de Belchior, nas margens do Ribeirão Garcia e do rio Itajaí-Açu.          

Em 1850, o filósofo alemão Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau obteve do Governo Provincial uma área de terras de duas léguas para estabelecer uma colônia agrícola, com imigrantes europeus. O filósofo era filho do engenheiro botânico Carl Friederich Blumenau e Cristina Sofia Kegel. Até os 10 anos ele estudou na cidade onde nasceu, Hasselfeld. Aos 10 anos seu pai o matriculou num internato para prepará-lo para o curso ginasial. Sem concluir o ginásio, foi ser aprendiz de farmácia. Depois de um estágio, passou a trabalhar e estudar, e fez prova para estudar Farmácia.  Seu primeiro contato com o Brasil foi no Rio Grande do Sul, onde conheceu diversas colônias alemãs para, depois, visitar Santa Catarina. A viagem de reconhecimento e exploração do grande rio Itajaí foi realizada no ano de 1848. Na ocasião, ele estava acompanhado do comerciante Ferdinand Hackradt. Os dois foram guiados pelo conhecedor da região, o canoeiro Ângelo Dias.

Após o reconhecimento e encantados com o local, compraram terras para a formação de uma colônia.  Depois de solicitar o pedido de concessão de terras junto à Província, Dr. Blumenau entrou em entendimento com as autoridades alemãs para dar continuidade ao plano colonizador. No Rio de Janeiro apresentou projetos de colonização ao Governo Imperial. Em 1849 retornou à Alemanha para trazer os primeiros colonos. Apesar das dificuldades, em 2 de setembro de 1850 chegaram os primeiros 17 pioneiros. Era o início de um empreendimento particular. Em 1860, devido a dificuldades financeiras, a administração da Colônia Blumenau passou a ser responsabilidade do Governo Imperial. Porém, Blumenau cresceu e, em 1880, se emancipou. A partir desta data, muitos outros imigrantes atravessaram o Oceano Atlântico em veleiros de companhias particulares. E assim foi crescendo o número de agricultores, povoadores e cultivadores dos lotes, medidos e demarcados ao longo dos rios e ribeirões que banhavam o território da concessão. Em poucos anos, Dr. Blumenau fez da colônia um dos maiores empreendimentos colonizadores da América do Sul, criando um importante centro agrícola e industrial influente na economia do País.

Herança da história de sua colonização, a microrregião de Blumenau possui costumes e tradições únicos. Colonizada no início por alemães, seguidos de italianos e poloneses, também recebeu habitantes do Vale do Rio Tijucas, descendentes de portugueses. Mesmo assim, as cidades da microrregião incorporaram principalmente a cultura alemã e italiana.

Se você ainda não conhece a cidade, programe-se para vir conhecer todo o encanto que Blumenau oferece. Hospede-se no Plaza Blumenau!

 

Fonte: Prefeitura de Blumenau


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-03-29 11:36:06 - 1711712166
Já foi!