Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Conheça a história do chá

Em época do Chá da Tarde do Plaza São Rafael, que tal conhecer a história do seu personagem principal?

Em época do Chá da Tarde do Plaza São Rafael, que atrai inúmeros clientes às quartas-feiras durante os meses de clima frio, que tal conhecer a história do seu personagem principal: o chá? Diz a lenda que no ano 2737 a.C., o imperador chinês Shen Nung e a sua corte estariam fazendo uma pausa durante uma viagem e, enquanto esperavam que os criados fervessem água para beber, algumas folhas de um arbusto teriam caído na água, produzindo um líquido acastanhado. O imperador, que também era cientista, ficou com a curiosidade aguçada e resolveu experimentar a bebida, que classificou como muito refrescante. Assim nasceu o chá, que rapidamente conquistou os habitantes do país, deixando provas históricas: escavações arqueológicas encontraram recipientes de chá nos túmulos da dinastia Han (206 a.C.–220 d.C.). No entanto, foi durante a dinastia Tang (618-906 d.C.) que o chá se tornou a bebida oficial da China. E ele ficou tão popular que durante o século VIII foi escrito o primeiro livro inteiramente dedicado à bebida – o “Ch’a Ching”, da autoria de Lu Yu.

China

À medida que o chá se tornava cada vez mais parte integrante da cultura religiosa, ele foi além das fronteiras chinesas e chegou ao Japão. Isso graças a alguns monges budistas japoneses que, depois de terem ido estudar na China, tiveram a oportunidade de observar a importância que o chá tinha na meditação religiosa, além de seu agradável sabor! No Japão, porém, o chá passou a ser muito mais do que uma simples bebida aconchegante, ganhando até uma cerimónia própria (o “Cha-no-yu”)! Foram construídos edifícios específicos para abrigar esta cerimônia (na qual o objetivo era preparar e servir o chá da forma mais perfeita, mais graciosa e mais charmosa possível) – um ritual que demorava anos a ser aprendido.

China

Tea time no resto do mundo

Foi a partir do ano 1.560 que o chá começou a viajar pelo mundo, conquistando uma multiplicidade de culturas e povos. Apesar de Portugal ter sido o primeiro país europeu a consumir chá (trazido do Oriente pelos seus navegadores!), foram os holandeses que importaram o primeiro carregamento de chá da China, no início do século XVII, depois de terem estabelecido um posto de trocas comerciais na ilha de Java. Muito famosa na Holanda, a bebida passou a circular rapidamente por outros países da Europa Ocidental, mas o chá era exclusivo aos mais ricos, por ter um preço alto. Em 1650 os holandeses o levaram para o continente americano, mais precisamente para a sua colônia “New Amsterdam” (hoje Nova Iorque). E, por mais famoso que o “Chá das 5” seja, ele chegou à Inglaterra apenas em 1652, pela mão da portuguesa Catarina de Bragança, filha do Rei D. João IV e da Rainha D. Luísa de Gusmão, que casou com o Rei Carlos II. Ela apresentou aos ingleses a sua bebida predileta, que se tornou a bebida mais popular na corte e, mais tarde, no resto da classe alta. A Inglaterra fez a sua primeira encomenda de chá (cerca de 50 kg) à Companhia da Índia Oriental em 1664.

China

Atualmente, a bebida continua agradando gerações de povos espalhados por todo o mundo, sendo ainda mais popular do que o café!  Agora que você já sabe boa parte da história do chá, que tal apreciar a bebida em uma tarde deliciosa conosco aqui no Plaza São Rafael?

Fonte: Casa do Chá


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-20 11:04:56 - 1713611096
Já foi!