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ARTIGO SOBRE O DIA MUNDIAL DO TURISMO

A propósito do Dia Mundial do Turismo
Abdon Barretto Filho*

Desde da década de ’70 do século passado, comemora-se, no dia 27 de setembro, o  “Dia Mundial do Turismo”, criado pela Organização Mundial do Turismo – O.M.T., com sede em Madri – Espanha. No Brasil, as maiores comemorações foram iniciadas em Salvador – Bahia. No Rio Grande do Sul, as  cidades de  Santa Maria,  Mata e Porto Alegre comemoram desde 1984. Geralmente, envolvem os setores públicos e privados e o mundo acadêmico, além das organizações do terceiro setor, sensibilizando as comunidades sobre os aspectos positivos do fenômeno turístico. Em 1984, na cidade da Mata, Cidade da Pedra que foi madeira, foi realizado o  “Concerto para 200 milhões de anos”, possibilitando ao grande público conhecer a riqueza das árvores petrificadas (fósseis vegetais)  que se tornaram atrativos turísticos de interesses mundiais. Também foram apresentadas   a primeira  Cartilha de Conscientização Turística; Seminários Técnicos e Roteiros Turísticos envolvendo atuais cidades como Silveira Martins e Itaara (antigos distritos de Santa Maria), entre outros municípios gaúchos. Com  as participações dos Cursos de Bacharelados Turismo da PUC-RS, em Porto Alegre  e da  UNIFRA, Santa Maria, entre outras Instituições do Ensino Superior, centenas de acadêmicos contribuem para ampliações  dos sucessos das comemorações, principalmente porque  também é o “Dia do Bacharel em Turismo”. De uma maneira geral, o nosso país avançou bastante no Turismo. Atualmente, as entidades da cadeia produtiva conseguiram sensibilizar o Governo Federal e foi criado o Ministério do Turismo, desmembrando-se do Ministério dos Esportes. O Brasil entrou numa nova fase recebendo mais visitantes internacionais e, com a estabilidade da economia, houve ampliação de viagens domésticas. Convém destacar que, para o desenvolvimento do Turismo é indispensável  parceria   pública e privada, tendo como base uma série de identificações de aspectos geográficos, históricos, culturais e de equipamentos e serviços que possam  ser delimitados e transformados em Produtos Turísticos. No caso do Turismo Receptivo, para existir a Oferta  é necessário  o interesse e o comprometimento da comunidade, através do orçamento público e dos investimentos realizados pelos governos e pelas empresas e entidades. Para que exista Demanda, é óbvia  a disponibilidade de parte da  renda para o consumo de viagens em busca do Lazer, da Cultura e para participações em Eventos. Além disso, uma localidade, através de um trabalho profissional de Marketing, pode transformar um atrativo turístico local em interesse internacional atraindo visitantes de outras partes do mundo. É uma verdadeira “exportação invisível”, com o Produto Turístico sendo consumido no próprio local onde  foi originado.Segundo a Rádio Vaticano, ao comentar o lema “O Turismo é Riqueza” proposto pela OMT  para a comemoração em  2006: “O Turismo é riqueza porque permite  conhecer as outras culturas e desta maneira convida à percepção de outras formas de riqueza, e o patrimônio cultural põe em evidência a história de todos, que é uma riqueza sem limites que pertence a todos”. O Turismo enriquece a humanidade abrindo as portas aos outros, buscando o entendimento e a Paz. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

* Diretor da Rede Plaza de Hotéis
abdon@plazahoteis.com.br


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2024-05-08 22:47:08 - 1715208428
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