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ATRAINDO INVESTIMENTOS PARA PAÍSES, ESTADOS E CIDADES

Abdon Barretto Filho *

Quando países, estados e cidades  que apresentam sinais de falência, com graus de endividamento, dívidas impagáveis  e estagnação econômica fazem contraponto com a prosperidade de outros, observa-se uma série de ações que podem ser imitadas para as economias locais consigam novos ciclos de desenvolvimento. Observa-se que em determinado momento  às lideranças cansam das promessas  políticas e buscam soluções empreendedoras. No caso de cidades, quando surgem problemas, ainda tentam vários paliativos, como buscar doações de fontes estaduais ou federais, inclusive para construções de centros de convenções e atrações exóticas. Nada contra. Entretanto, as localidades também deveriam tomar medidas apresentando-se como qualquer empreendimento/negócio voltado para o mercado, tornando-se ” Produtos ” atraentes, melhorando sua base de infra-estrutura e divulgando, profissionalmente, suas qualidades especiais mais eficientes nos mercados que pretende atingir. Parece simples, mas, infelizmente, nem sempre o óbvio é percebido e as visões continuam míopes quando definem estratégias.
Além disso, a Cultura do local pode expulsar idéias que não são compreendidas procurando garantir a zona do conforto e da acomodação podendo exterminar um melhor  futuro para os filhos e netos dos habitantes da cidade. Para muitos, resta apenas o êxodo, pela ausência de novas oportunidades nas suas respectivas cidades que esperam encontrar longe de casa. Para estudiosos, o segredo oculto para um desenvolvimento econômico sustentável é a utilização do Marketing nas estratégias desenvolvimentistas de uma cidade, por exemplo, da melhoria contínua da infra-estrutura; da criação de mão de obra especializada; do incentivo à criação e da expansão  do empreendimento local; fortalecimento de parcerias públicas/privadas sólidas; da identificação e atração das organizações compatíveis com a economia local; da criação de atrações locais diferenciadas e do desenvolvimento de uma cultura de bem receber o visitante. Além disso, a utilização de técnicas modernas de promoção eficiente das vantagens existentes. Convém salientar, que o Marketing, pode ser definido como uma filosofia de trabalho que envolve todos e tudo numa organização com ou sem fins lucrativos. Na realidade, são todas ações para captação e manutenção de clientes numa relação “ganha-ganha” mais duradoura possível.
Portanto, pode ser aplicado para que ” compradores de locais ” – turistas, excursionistas, novos moradores, fábricas, sedes de organizações e investidores – possam manter relações com os “vendedores dos locais “- prefeituras, órgãos de desenvolvimento locais, meios de hospedagem, agências de viagens, escolas e universidades, comércio local, entre outros. São reflexões de quem trabalha e estuda o Marketing. Podem ser úteis. Pensem nisso.

*Economista/Diretor do Plaza – abdon@via-rs.net


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2024-04-27 22:28:10 - 1714256890
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