Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Convention discute alternativas para ampliar ocupação hoteleira da Capital

Representantes de pelo menos 20 entidades ligadas ao esporte, como secretarias, clubes e federações, se reúnem hoje, terça-feira, dia 11 de setembro, das 18h30min às 21h no Centro Esportivo da PUCRS para conhecer proposta de ampliação de patrocínios de eventos atrelados ao setor desportivo na Capital, que será apresentada pelo Porto Alegre Convention & Visitors Bureau (POACVB). “A ideia é aproximar estas instituições de empresas que tenham interesse em patrocinar competições, campeonatos e congressos, aproveitando as Leis de Incentivo ao segmento e conciliando a execução em períodos de baixa ocupação da rede hoteleira local”, adianta o diretor de esportes do POACVB, Jerson Cunha.

Recentemente, a entidade de fomento ao turismo realizou um estudo dos equipamentos que a cidade oferece para prática esportiva com potencial para sediar eventos de médio e grande porte e que atraiam participantes de fora da cidade. O resultado apontou que é possível criar uma indústria do turismo esportivo em Porto Alegre, promovendo o desenvolvimento de parcerias entre os titulares de direitos de eventos e os steakholders da Capital. Dando continuidade a este trabalho, o POACVB agora quer construir um banco de dados de projetos e avaliar quais eventos podem integrar a iniciativa nos próximos anos, direcionando os projetos a patrocinadores interessados.

Em um espaço online, as entidades esportivas poderão cadastrar projetos de eventos, que serão selecionados dentro de critérios técnicos avançados que estabeleçam o impacto econômico da atração para a cidade – principalmente para a rede hoteleira e de restaurantes. “Buscaremos estreitar o relacionamento entre as partes, para que se forme uma rede de negócios interessante para quem quer promover o esporte e proporcionar rentabilidade para o núcleo de transações composto pelas empresas”, reforça Cunha. Ele explica que a entidade de fomento ao turismo apenas irá atuar como facilitador, e que tanto a captação de recursos quanto a execução dos planos ficarão a cargo dos especialistas em parceria com escritórios de projetos, empresas apoiadoras e federações. “Temos expectativa de que esta iniciativa irá trazer uma visão mais organizada e profissionalizada para o setor esportivo – estamos levando ferramentas, dando entendimento do processo e estabelecendo critérios.”

No encontro de hoje, a entidade irá apresentar a estratégia que será utilizada na atração de eventos e captação de recursos, bem como o procedimento do cadastro de projetos, a explicação de como serão caracterizados os eventos e quais os critérios serão adotados para qualificá-los. “Depois de eleger os trabalhos que serão apoiados, iremos buscar apoio financeiro.” Em 30 dias deverá ser agendado novo encontro, desta vez com o cluster de turismo e empresas do mercado, onde será apresentado o banco de eventos eleito, seguido de uma rodada de negócios.

De acordo com dados do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (Sindpoa), 200 mil pessoas deixam a cidade a cada feriadão, quando a taxa de ocupação dos hotéis cai (de 80% em dias úteis) para 50%. De acordo com Cunha, a estimativa é de que campeonatos como o World Masters Athletics (WMA), que irá reunir em torno de seis mil atletas na Capital durante 15 dias, mudem estes índices. Programado para ocorrer em outubro do ano que vem, o evento deverá movimentar cerca de R$ 15 milhões na cidade.


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-29 02:03:38 - 1714356218
Já foi!