Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

EVENTO SOBRE STRESS REÚNE ESPECIALISTAS MUNDIAIS EM PORTO ALEGRE

As freqüentes pressões e demandas vividas pelos trabalhadores na rotina diária geram um nível de stress extremamente alto e constante que já afeta a grande maioria dos profissionais economicamente ativos no Brasil. De acordo com pesquisa realizada pela ISMA-BR (International Stress Management Association), a mais antiga e respeitada associação, sem fins lucrativos, e a única com caráter internacional voltada à pesquisa e ao desenvolvimento da prevenção e do tratamento de stress no mundo, 70% dos brasileiros sofrem as conseqüências do stress. Destes, 30% são vítimas do burnout, que pode levar a problemas como depressão e à exaustão física e mental.
Este será um dos principais focos do VI Congresso de Stress da ISMA-BR e VIII Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, marcados para o período de 7 a 9 de junho no Plaza São Rafael Hotel e Centro de Eventos, cujo tema é “Trabalho, Stress e Saúde: prevenindo o burnout – da teoria à ação”. E, para falar sobre o assunto, a ISMA-BR trará pela primeira vez ao Brasil Christina Maslach, Ph.D (EUA), pioneira nas pesquisas sobre burnout no trabalho e autora do amplamente utilizado Maslach Burnout Inventory (MBI). Ela abordará causas e efeitos do problema e discutirá estratégias para lidar com ele de maneira a prevenir o burnout nas corporações. Também será discutido o crescente aumento do nível de stress dos profissionais e a incidência de lesões e doenças ocupacionais.
Os temas selecionados para o Congresso de 2006 atendem a uma necessidade atual. Aprender a lidar com as adversidades de um mercado de trabalho que se torna gradualmente mais hostil, mantendo a saúde e usando o stress a seu favor, é um desafio para os profissionais nos dias de hoje. E este debate envolverá, além de pesquisas e experiências empresariais na área, a discussão do peso da responsabilidade social neste processo. A idéia é não apenas discutir medidas pontuais, mas um conjunto de ações para tornar o dia-a-dia mais produtivo, transformando-o em um estágio da busca de excelência e da manutenção da saúde. Informações: (51) 3222-8598 ou e-mail stress@ismabrasil.com.br.

O que é Stress

Stress (estresse) é uma palavra derivada do latim. Durante o século XVII ganhou conotação de “adversidade” ou “aflição”. No final do século seguinte, seu uso evoluiu para expressar “força”, “pressão” ou “esforço”.
O conceito de stress não é novo, mas foi apenas no início do século XX que estudiosos das ciências biológicas e sociais iniciaram a investigação de seus efeitos na saúde física e mental das pessoas.
Quem primeiro definiu o stress sob este prisma foi o austríaco-canadense Hans Selye, conceituando-o como qualquer adaptação requerida à pessoa.
Esta definição apresenta o stress como um agente neutro, capaz de tornar-se positivo ou negativo de acordo com a percepção e a interpretação de cada pessoa.
O stress positivo, chamado de eustresse, assim como o negativo, chamado de distresse, causam reações fisiológicas similares: as extremidades (mãos e pés) tendem a ficar suados e frios, a aceleração cardíaca e pressão arterial tendem a subir, o nível de tensão muscular tende a aumentar, etc.
No nível emocional, no entanto, as reações ao stress são bastante diferentes. O eustresse motiva e estimula a pessoa a lidar com a situação.
Ao contrário, o distresse acovarda o indivíduo, fazendo com que se intimide e fuja da situação.
As suas emoções e a sua saúde física dependem quase que exclusivamente da sua interpretação do mundo exterior. A realidade de cada pessoa é o produto de sua própria criação. E quanto mais você entende as pressões e situações que o influenciam, melhor você se adapta às suas demandas.


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-27 15:17:10 - 1714231030
Já foi!