Roteiro de cinco dias em Porto Alegre
Se você vai passar cinco dias em Porto Alegre ou precisa preparar um roteiro para receber amigos, confira esta programação especial e curta os passeios pela capital do RS.
1º dia: Centro Histórico de Porto Alegre
A dica é iniciar pela Praça Marechal Deodoro, conhecida popularmente como Praça da Matriz. Em frente ao local, é possível conhecer o Complexo Cultural Theatro São Pedro, principal teatro da capital. Perto dali, a sugestão é descer até a Rua da Praia, famosa pelo seu movimento no comércio. O Palácio Piratini – sede do governo gaúcho – e a assembleia Legislativa são outras opções próximas. Do Centro, você pode ir para a Usina do Gasômetro, que possui uma das mais lindas vistas da cidade. A antiga usina, que hoje é centro de visitação e que também recebe eventos e exposições durante o ano inteiro, fica na beira do Rio Guaíba. É possível fazer um passeio de barco pelas águas do rio e também subir até o último andar da usina para ter uma bela vista de Porto Alegre. Tire muitas fotos. Aproveite que você já está no local para esperar o famoso pôr do sol, um dos mais belos cartões postais do Rio Grande do Sul.
2º dia: Parque Farroupilha, a Redenção
Trilhas para caminhadas, muito verde, pedalinho na lagoa, parque de diversões e pracinha, além de bares e restaurantes. Tudo isso é oferecido na Redenção, um dos pontos de encontro mais tradicionais da cidade. Se a visita for no domingo, o Brique, que ocorre de manhã, com a comercialização de antiguidades e produtos artesanais é parada obrigatória. Para se sentir um legítimo gaúcho, tome um tradicional chimarrão. Para almoçar, a sugestão é ir até o bairro Cidade baixa, que começa na avenida João Pessoa, ao lado do parque. Como o bairro é um dos mais boêmios da cidade, aproveite para dar uma esticada e curtir os bares locais.
3º dia: Mercado Público
De comida caseira, frutas fresquinhas, queijos, peixes e até as tradicionais lembrancinhas do Rio Grande do Sul e roupas, além de bares e restaurantes. No Mercado Público você encontra de tudo! Ele fica no Largo Glenio Peres, no Centro, um dos locais onde acontecem as grandes manifestações populares da cidade. Perto dali, vá até a Casa de Cultura Mario Quintana. Ela fica no antigo hotel Majestic, onde o famoso poeta gaúcho viveu a maior parte de sua vida. Além de ter exposições fixas sobre Mario Quintana, o local conta com um ótimo espaço de lazer, exposições temporais e salas de cinema.
4º dia: Jardim Botânico de Porto Alegre
Vale como um passeio romântico, com amigos, em família ou sozinho. As visitas podem ser feitas durante o dia inteiro, de terça-feira a domingo, das 8h às 17h. O local também é uma boa fonte para refrescar os conhecimentos sobre biologia. O Jardim Botânico se dedica ao estudo e à conservação de espécies vegetais nativas do Rio Grande do Sul, principalmente àquelas ameaçadas de extinção. Para cumprir sua missão desenvolve atividades de pesquisa, conservação e educação ambiental. Outras duas atrações do parque são o Museu de Ciências Naturais e o Serpentário. Os Ingressos para o Jardim Botânico custam R$ 6. Estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam R$ 3. A entrada para crianças menores de 5 anos é gratuita.
5º Dia: Museu de Ciências e Tecnologias da PUCRS
O museu é um dos mais modernos do país e fica na avenida Ipiranga, ao lado do campus central da universidade. O museu conta com um grande acervo de conhecimentos sobre ciência e tecnologia, e ainda atua na disseminação de conhecimentos sobre biodiversidade, paleontologia, arqueologia e conservação. Conta com uma grande área de exposição pública permanente: são mais de 10 mil m², onde cerca de 700 equipamentos interativos estão expostos para visitação diária. O Museu apresenta exposições temáticas do cotidiano, abordando questões atuais da sociedade.
E claro, não deixe de ir a uma churrascaria e experimentar o chimarrão com uma roda de amigos. A gastronomia local é imperdível, com excelentes restaurantes. Aproveite e hospede-se no Plaza São Rafael Hotel!
Comentários