Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Conheça a Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha

Para quem gosta de turismo religioso, a cidade de Penha pode ser uma ótima opção

Para quem gosta de fazer turismo religioso, sempre que vai a uma cidade diferente, o município de Penha, onde fica a Pousada Canto da Vigia by Plaza Hotéis, é uma ótima escolha. É lá onde está localizada e Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, criada em  março de 1839. Ela possui nove comunidades: Nossa Senhora Aparecida, São João Batista, Bom Jesus, São Judas Tadeu, São José, Cristo Rei, São Nicolau, São Cristóvão, Nossa Senhora de Fátima.

Saiba mais sobre a história do local

Por provisão do Bispo do Rio de Janeiro, em 27 de abril de 1759, Bento da Silva Veloso e Tomé da Silva levantaram uma capela na praia de Itapocorói, dedicada a São João Batista. O pequeno templo deu origem à formação de um povoado, que cresceu a partir de 1777. O arraial de Itapocorói, então conhecido como Armação, foi elevado à condição de Curato, em 30 de julho de 1815, e seu primeiro Cura foi designado: Padre José Antonio Martins. A elevação a Curato deu-se em decorrência da visita episcopal que lhe fez o Bispo do Rio de Janeiro, dom José Caetano da Silva Coutinho. Tornou-se, assim, o Arraial, com o seu Curato, o centro comercial e religioso de toda a vasta área abrangida entre o Rio Itapocú até a Enseada das Garoupas. José Antonio Martins já vinha exercendo o seu ministério na Capela São João Batista desde julho de 1807. Antes dele, o Arraial teve outros capelães e recebeu a visita de outros sacerdotes que, ali, por maior ou menor tempo, prestaram serviços religiosos à população. Aliás, a Armação, desde que criada, nunca ficou, por grande espaço de tempo, sem seu guia espiritual.

Os livros de registro da Capelania, existentes na Cúria Metropolitana de Florianópolis, datam de 1791 em diante. Foram diferentes capelões a exercer a função. Por volta de 1825, foi iniciada a construção de uma capelinha dedicada a Nossa Senhora da Penha, nas proximidades do Rio Irirí. Começou a formar-se, assim, um outro Arraial, de gente que se dedicava, de preferência, à lavoura. Um ou outro sacerdote, de passagem pelo lugar, administrava os sacramentos e exercia os demais atos do seu ministério. De 1823 a 1835, Agostinho Alves Ramos deu novos rumos ao povoamento do Médio Vale e foz do Rio Itajaí. Estabeleceu-se como comerciante e, em uma das dependências de sua residência, armou uma pequena capela, onde se rezavam novenas e, de vez em quando, os vigários e capelães de Itapocorói e de Porto Belo realizavam ofícios religiosos.

Em resposta ao prestígio de Agostinho, em 1824, o pequeno Arraial foi elevado a Curato e o Pe. Frei Pedro Antonio de Agote, religioso franciscano, foi nomeado seu capelão. No ano de 1839, foi criada a Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Armação das Baleias de Itapocorói. Foi um cirurgião chamado Luís Rodrigues Pereira quem tomou a iniciativa de obter, do Governo Provincial, permissão para construir, por conta própria, a nova Matriz. Não se afirma com segurança qual o sacerdote teria feito a consagração do templo, mas, segundo as evidências, deve ter sido o Vigário da Vara, Pe. Antonio Joaquim Pereira Malheiros, que, segundo os livros de assentamentos, exerceu o ministério, nessa igreja, nos anos de 1840 a 1842 em várias ocasiões. Só em 1868 é que a Freguesia foi provida de vigário efetivo, na pessoa do Pe. João Domingos Álvares Veiga. Até então, a Matriz era visitada pelos vigários de São Francisco ou de Itajaí. De 1869 a 1898, Penha teve como vigário residencial o Pe.Vicente d’Argenzio. Com sua morte, a Paróquia passou mais uma vez a ser atendida pelos padres de Itajaí. Só em 1952, Penha novamente conseguiu vigário residencial.

A Matriz, construída em 1840, venceu um século e estava ainda em pé no ano de 1964, mas em péssimo estado de conservação. No dia 9 de outubro de 1966 foi lançada a pedra fundamental da nova Matriz. Concluída em quatro anos, foi inaugurada pelo pároco, Pe. Albano José Köhler, no dia 17 de janeiro de 1971 e, deste então, segue um local de referência religiosa na cidade.


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-26 18:37:11 - 1714156631
Já foi!