Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Jornalistas diplomados passam por situação terrível, diz novo presidente da Fenaj no Plaza

O 34º Congresso Nacional dos Jornalistas se encerrou sábado, dia 21 de agosto no Plaza São Rafael Hotel e Centro de Eventos, em Porto Alegre, com a expectativa de que a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão seja restabelecido até o final do ano. “A opinião pública não conseguiu entender como a retirada de um diploma profissional poderia melhorar a qualidade da informação no Brasil”, disse o novo presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Celso Schröder. Ele acredita que a PEC 33, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB/SE), que tramita no Senado, e a PEC 386, de autoria do deputado federal Paulo Pimenta (PT/RS), que está no Congresso Nacional, revertam o atual momento vivido pela categoria.
“Os jornalistas diplomados passam por uma situação dramática”, salientou Schröder, acrescentando que a decisão da desregulamentação da profissão pelo poder Judiciário é inadmissível. “Há uma luta muito grande no Brasil para elevar o acesso ao ensino superior. A maioria dos parlamentares é favorável à volta do diploma. Por esse motivo, o Judiciário vai ter pouco espaço para questionamento em relação à opinião política que se formou no país em torno deste assunto”, frisou.
No encerramento do evento, houve a posse da nova diretoria da Fenaj e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no RS. Schröder assumiu a presidência da Federação dos Jornalistas, no lugar de Sérgio Murillo de Andrade. Como vice-presidente, foi eleita Maria José Braga.
No Sindicato do RS, o presidente José Nunes foi reempossado. O vice-presidente é Milton Simas. Nunes destacou que o Jornalismo deve reforçar o seu papel social e formador de opinião. Além do debate sobre o diploma, o Congresso discutiu a qualidade do ensino superior e a democratização da comunicação com as novas tecnologias. Na ocasião, 125 delegados do país votaram favoráveis à filiação nos sindicatos apenas os jornalistas diplomados. Nunes informou que no RS, desde a extinção da exigência do diploma, há um ano, somente duas pessoas se filiaram por meio de processo judicial.


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-05-07 02:29:48 - 1715048988
Já foi!