Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Lago Guaíba de Porto Alegre | Rede Plaza

Conheça as belezas do Lago Guaíba de Porto Alegre

Lago ou Rio? A polêmica sobre o Guaíba é grande, mas, historicamente, o Guaíba é o grande lago ao qual Porto Alegre (RS) está histórica e culturalmente ligada, desde a chegada dos primeiros casais açorianos até o atual desenvolvimento econômico da região.
Em 1820, quando o botânico francês Saint-Hilaire avistou o Guaíba, não teve dúvidas em anotar em seu diário que se tratava de um lago. Os moradores da época o chamavam de Lago de Viamão ou Lago de Porto Alegre – denominações existentes desde o século XVIII.

Vista do Guaíba

Vista do Guaíba a partir de uma das suítes do Plaza São Rafael Hotel e Centro de Eventos.

A análise de mapas históricos da região costeira do Rio Grande do Sul mostra que, durante o século XVIII e início do XIX, Rio Guaíba era a designação do segmento final do atual Rio Jacuí, compreendido entre a foz do Rio Taquari e as ilhas do delta. Se Guaíba, em tupi-guarani, significa o “encontro das águas”, de fato é para esse segmento que as águas de quatro rios afluem e convergem.
O Lago Guaíba é um ecossistema que sustenta uma rica biodiversidade, onde interagem diversas espécies vegetais e animais, que dependem de sua boa qualidade e preservação. Sua bacia hidrográfica abrange uma área de quase 86 mil Km², o que equivale a 30% do território gaúcho. Nele, estão situados os núcleos industriais mais importantes do Estado, concentrando 2/3 da produção industrial do Rio Grande do Sul e os centros urbanos mais populosos, onde 70% da população vive.
O Guaíba possui diversas ilhas e uma ponte móvel. Porém, a grande beleza está em suas águas, que quando coloridas pelo sol transformam-se num grande espetáculo que reúne muitas pessoas e é motivo de orgulho dos porto-alegrenses. O pôr-do-sol no Guaíba é cartão postal da cidade, quase um ponto turístico.
Está na capital dos gaúchos? Programe-se para um fim de tarde inesquecível, às margens do lago.


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-27 02:05:24 - 1714183524
Já foi!