Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Maestrina Simone Menezes foi hóspede ilustre no Plaza São Rafael

Maestrina Simone Menezes

A maestrina Simone Menezes, referência internacional em música de concerto, fundadora da Camerata Latino Americana, que promove a música nacional e latino-americana pelo mundo, com vasta atuação pelas principais orquestras da Europa, foi hóspede ilustre do Plaza São Rafael Hotel. Ela dirigiu no final de semana a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), em evento para conduzir um programa com peças de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) – compositor ao qual busca promover a música através de um projeto -,  Erik Satie (1866-1925) e Henryk Wieniawski (1835-1880). Os solos foram interpretados pelo violinista e spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), Davi Graton.

O concerto iniciou com o excêntrico francês Erik Satie. Aliado dos movimentos de vanguarda do século XX, sua composição se dispõe como precursora da música ambiente, moldada no minimalismo. Seu estilo, voltado a dissonâncias e harmonias amenas, pôde ser observado no 1º e 3º movimento de ‘‘Gymnopédies’’, que serão interpretados pela sinfônica.  A apresentação ganhou sequência com ‘‘Concerto Para Violino nº 2, Op. 22’’, do polonês Henryk Wieniawski. Considerado um dos maiores violinistas do século XIX, tinha apreço pela vida nos palcos. Sua peça superou tecnicamente outros renomados compositores ao aliar a instrumentação ao imaginário romântico da época.

A segunda parte do programa reuniu duas peças de um dos maiores nomes da música de concerto brasileira, reunindo toda musicalidade tupiniquim. A estética de caráter nacionalista de Heitor Villa-Lobos, moldada nos ambientes populares do Brasil, despertou o interesse da regente Simone ao iniciar o Projeto Villa-Lobos, que amplia a obra do compositor para o mundo todo. A maestrina leva à Casa da Ospa a ‘‘Sinfonietta nº1’’, que se projeta na articulação derivada de Wolfgang Amadeus Mozart. Para encerrar o concerto, a sinfônica executa ‘‘Bachianas Brasileiras nº 7’’, peça que reúne diversos instrumentos de percussão e tematiza um grande compilado de objetos nacionais.

Maestrina Simone Menezes


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-03-28 22:39:11 - 1711665551
Já foi!