Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Porto Alegre inicia movimento para ser a Capital Mundial do Churrasco

Porto Alegre: Capital Mundial do Churrasco

Porto Alegre – capital dos gaúchos, a cidade que tem sempre, em algum lugar, àquele cheirinho de churrasco, iniciou o processo para se tornar a CAPITAL MUNDIAL DO CHURRASCO.

O evento aconteceu ontem, no 02 de junho de 2022, com lançamento de pedra fundamental, fogo de chão, churrasco e muita animação, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, ou Parque da Harmonia como é também chamado.

Capital Mundial do Churrasco

Foto: Giulian Serafim/ PMPA

Não é difícil achar uma casa, apartamento, área aberta em pátios, parques ou restaurantes/churrascarias com gente animada em torno de espetos de costelas, picanhas e tantos outros cortes de carne e complementos que se alteram de acordo com os gostos de cada grupo.

O Churrasco é tradição em Porto Alegre, é cultura dos moradores dessa terra com imensas referências culturais, étnicas e influências variadas, inclusive da Argentina e do Uruguai. Desde o domínio do fogo por nossos ancestrais, o churrasco esteve presente na evolução do Sul, com o homem do campo, os índios, jesuítas e depois migrando para as cidades.

Capital Mundial do Churrasco

Foto: Giulian Serafim /PMPA

Essa “iguaria alimentar” é feita a base de carnes espetadas e assadas em fogo ou brasa originados de carvão ou lenha, preferencialmente, no Sul, utilizando espetos, mas, também, podendo ser apresentado em grelhas.

 Capital Mundial do Churrasco

Foto: Giulian Serafim/ PMPA

Porto Alegre, por direito de capital dos gaúchos, já pode ser considerada a Capital Mundial do Churrasco, já que tem o maior número de churrasqueiras por metro quadrado do mundo. Gaúcho não vive em casa sem churrasqueira (afirmação forte, mas de certa forma, muito verdadeira), ou pelo menos, perto de uma, em salões de festas de prédios ou até montada de forma rústica e simples com tijolos ou tonéis.

O processo para buscar a validação para Porto Alegre ser oficialmente a CAPITAL MUNDIAL DO CHURRASCO já começou, realizado pela Prefeitura Municipal, sempre com o apoio de empresas privadas que se unem em uma Associação/Grupo de trabalho que busca os números/dados comprobatórios para alcançar esse recorde no Guinnes Book.

No mês de setembro de 2022, quando for realizado o Festival Mundial do Churrasco em Porto Alegre a cidade pretende validar o feito! Seremos oficialmente a Capital Mundial do Churrasco.

“-Por direito, já podemos considerar, mas vamos galgar em números”, afirmou o Secretário Extraordinário para os 250 anos de Porto Alegre, Rogério Beidacki no evento comandado pelo Prefeito Municipal Sebastião Melo que contou com a presença do Diretor da Rede Plaza de Hotéis, Oscar Schmidt e grande público apoiador de mais essa iniciativa que agrega em tantas outras (revitalização da orla do Guaíba, atenção aos parques, praças e museus, eventos, apoio e investimentos em inovação etc) que têm colocado Porto Alegre na rota do turismo nacional e internacional.

E com o sotaque bem gaúcho, para comemorar esse lançamento que faz ‘roncar a barriga’: – Vamos ao ‘super’ comprar a carne e o carvão para juntar a turma para àquele ‘churras’!


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2022-07-02 01:32:34 - 1656725554
Já foi!