Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Rede Mercocidades discute no Plaza Porto Alegre Hotel o projeto Capitais Gaúchas – Rotas Tchê

O projeto Capitais Gaúchas – Rotas Tchê, que projetam o desenvolvimento do Turismo no Mercosul a partir da integração de circuitos turísticos já existentes nos países da região em um mapa de “turismo sem fronteiras”,  deverá ser apresentado na 18ª Cumbre das Mercocidades, que ocorrerá em Porto Alegre de 27 a 29 de novembro, quando a capital gaúcha assume a secretaria executiva da organização. A proposição foi formulada na reunião da Unidade Temática Turismo (UTT) da Rede Mercocidades, realizada no Plaza Porto Alegre Hotel. O Rotas Tchê foi lançado em março de 2012, no 8º Congresso da UTT realizado pela Secretaria de Turismo de Porto Alegre, à época coordenadora do colegiado de Turismo da Rede Mercocidades. O objetivo do projeto é reunir produtos e atrativos turísticos de Porto Alegre, Serra Gaúcha, Uruguai, Argentina entre outros países do bloco regional em roteiros integrados nos segmentos de enoturismo, cidades históricas, de espaços naturais, de feiras, congressos e negócios, de gastronomia, entre outros segmentos.

Propostas
De acordo com o coordenador da UTT, e secretário adjunto de Turismo de Maldonado (Uruguai), Álvaro Bertoni, a reunião aprovou a adoção de uma ficha única para inventariar a oferta turística existente nos municípios e de um sistema de informação turístico-geográfico do território compreendido pelo projeto de integração. A criação de um instituto internacional para a gestão compartilhada do turismo no bloco regional também foi aprovada, como forma de manter a continuidade dos projetos no âmbito da UTT. Braço operacional do projeto de integração, o instituto assumiria a estruturação da oferta turística, a qualificação dos serviços, o fomento à cooperação técnica e o desenvolvimento estratégico da promoção conjunta das cidades, além da captação e gestão de recursos. A instituição do “passaporte Mercocidades” como um documento que permita o trânsito das pessoas em todas as regiões da UTT também foi pauta do encontro. Segundo o secretário de Turismo de Porto Alegre e subcoordenador do colegiado, Luiz Fernando Moraes, o documento comum vai ao encontro da proposta de integração das Rotas Tchê. A ideia é que um dos segmentos prioritários das Rotas Tchê sirva de piloto para a adoção do passaporte como mais um elemento de integração regional.

Regiões
Na reunião, o secretário de Turismo de Bagé, Jean Vieira, abordou os impactos positivos gerados para a cidade pelas filmagens de “O Tempo e o Vento”, de Jayme Monjardim, baseado na obra de Érico Verissimo, que será lançado em circuito nacional em 20 de setembro, no Rio de Janeiro. A Cidade Cenográfica de Santa Fé, construída no Parque do Gaúcho para as filmagens, é hoje um atrativo permanente de Bagé, com uma visitação média de 6 mil pessoas/mês, segundo Vieira. A secretária de Turismo de Santa Maria, Norma Moesch, apresentou o Seminário de Comunicação – Integração e Desenvolvimento Turístico que ocorrerá no município em março de 2014, numa realização das prefeituras de Santa Maria e Porto Alegre, com o apoio da UTT Mercocidades. Participaram do encontro ainda o diretor geral de Turismo da Intendência de Maldonado, Javier Báez, a secretária de Turismo de Caxias do Sul, Adriana de Lucena Francisco, que apresentou a Festa da Uva de 2014, a coordenadora da Gerência de Relações Internacionais da Secretaria Municipal de Governança Local, Daniely Votto, e representantes do trade gaúcho.


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-28 23:08:07 - 1714345687
Já foi!