Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Qual tal praticar a observação de aves em Porto Alegre?

Redenção, Germânia, Marinha….a quantidade de parques da Capital é diversa. Escolha um local e vá praticar a atividade

Nesta época do ano, os porto-alegrenses e os turistas aproveitam os dias um pouco mais longos para curtir um fim de dia às margens do Rio Guaíba, ou em parques da cidade. Por ter uma grande variedade de ambientes arborizado, proporciona muitas oportunidades para a observação de aves. Além disso, a cidade fica entre dois biomas (o pampa e a mata atlântica) e apresenta regiões urbanas e rurais muito próximas, permitindo tanto a observação de aves migratórias e delicadas quanto as mais generalistas, que prosperam no ambiente urbano alheias ao barulho e à poluição.

Redenção

Um destes locais é o Parque Mascarenhas de Moraes, no bairro Humaitá, próximo à Arena do Grêmio.

Ali, milhares de garças brancas descobriram um local seguro no meio da metrópole. Com até 1,70m, as garças se exibem, brigam, confraternizam, se desafiam contra o vento e alimentam filhotes. E não são os únicos habitantes dali. Acima deles, bandos de tapicurus – também chamados de maçaricos, em razão do bico fino e curvado – voam freneticamente de um lado para o outro. Aliás, 123 espécies já apareceram por lá. Algumas uma única vez, como o príncipe: passarinho uruguaio de plumagem vermelha e preta, visto no local em setembro do ano passado.

A Redenção é outro lugar onde diferentes tipos de aves podem ser observados. O registro conta com 60 espécies catalogadas. No Parque Germânia são 57. De acordo com o Clube de Observadores de Aves (COA) de Porto Alegre, 278 espécies já apareceram pelo céu de Capital. Os primeiros registros são de 1914, quando observar pássaros ainda significava capturá-los e enviá-los a museus para estudos. Hoje, ser ecologicamente correto é um dos princípios da atividade. Um observador dedicado consegue ver 150 espécies ao longo de um ano, conforme o COA.

Quer observar a aves? Veja algumas dicas de segurança:

– Use roupas discretas e sapatos confortáveis, mas resistentes.

– Leve binóculos ou câmera fotográfica e não esqueça a bateria.

– Tenha sempre água para beber.

– Use chapéu ou boné.

– Procure caminhar sem fazer ruídos alto. Ouça as aves e a natureza.

– Use uma mochila leve e use um guia de aves para referência.

 

Fonte: Zero Hora


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-25 13:28:34 - 1714051714
Já foi!