Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Yeda e Tarso participam de debate político no Plaza São Rafael

A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) reuniu na quinta-feira, dia 15, no Plaza São Rafael Hotel e Centro de Eventos, os principais candidatos ao Palácio Piratini para discutir uma agenda para a região Metropolitana de 2011 a 2014. Durante o encontro, os concorrentes ao governo do Estado receberam a agenda com as reivindicações para a região e apresentaram uma síntese de suas propostas para as áreas de infraestrutura, desenvolvimento e cidadania nos 11 municípios da região Metropolitana que fazem parte da Granpal. As 11 cidades representam 25% dos eleitores gaúchos.
Antes do início do evento, que marcou o primeiro encontro oficial dos candidatos, Tarso Genro (PT) e a governadora Yeda Crusius (PSDB) sentaram-se lado a lado e conversaram rapidamente. Apesar do clima amistoso, o petista, que foi o primeiro a falar no palco, não poupou críticas ao governo. Tarso lembrou de sua identificação com os projetos do governo federal e ressaltou a importância da Região Metropolitana no desenvolvimento do Estado. O petista afirmou que priorizará a articulação com a União para implementar os projetos de sua coligação em áreas como a saúde e a segurança pública. “O Estado não pode ficar de ‘costas’ para o governo federal. Precisamos de uma agenda comum para disputar recursos com a União”, observou. Tarso destacou também que o Estado não está crescendo no mesmo ritmo do País.
Após a fala do petista, Yeda subiu ao palco e rebateu as críticas de Tarso. A tucana destacou a conquista do déficit zero no Estado e ressaltou que ‘o Piratini mantém diálogo permanente’ com a União. “Fui a primeira assinar convênio com o Pronasci e o plano de Educação com o governo federal”, ponderou. Yeda salientou que em sua gestão o Estado superou 37 anos de déficit e obteve ganhos e que ‘cresceu no mesmo ritmo que o governo federal’. “Não sei a quem foi endereça essa crítica, pois firmamos diversos convênios com a União”, disse. A governadora lembrou de sua boa relação com os municípios e do fato de ter conseguido atender a todos sem distinção partidária.
Último a chegar ao evento e explicar suas propostas aos prefeitos da Região Metropolitana, Fogaça destacou que seu plano de governo deve respeitar a especificidade de cada região. Para o peemedebista, o desenvolvimento regional deve ser ‘trabalhado de maneira integrada’ com os municípios. “Não é possível ter saneamento básico em Porto Alegre que não seja articulado com a área metropolitana”, acrescentou. Fogaça defendeu ainda a integração entre os municípios na articulação de políticas públicas. “Sabemos que resolver a questão da habitação social em Alvorada contribuiria para melhor a habitação social na Capital”, comparou. Conforme o ex-prefeito, alguns problemas podem ser revertidos em municípios vizinhos.


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-05-04 21:05:59 - 1714856759
Já foi!