Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

A dinâmica da natureza observada nas trilhas do Plaza Caldas da Imperatriz

As lindas trilhas e a exuberante natureza do Plaza Caldas da Imperatriz

Entre as inúmeras atividades ecológicas oferecidas aos hóspedes do Plaza Caldas da Imperatriz Resort & SPA, podemos mencionar as trilhas que adentram na Mata Atlântica do Parque do Tabuleiro, serpenteando seus rios caudalosos.

trilhas

Todas as atividades que envolvem a área ambiental no Resort são conduzidas pelo biólogo Fernando Brüggemann e por acadêmicos de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina, que realizam estágio junto ao Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, em convênio com o Plaza.

Nesse contexto, é interessante lembrar que um grande percentual dos hóspedes do Plaza Caldas da Imperatriz são clientes de alta fidelidade, ou seja, retornam ao Resort com frequência, há anos, e a maioria mantém essa fidelidade pela relação de carinho e bem-receber dos colaboradores e amor pela natureza que envolve todo o trabalho da equipe.

trilhas

Torna-se comum ouvir clientes dizendo que precisam ir ao Resort pelo menos a cada seis meses “para recarregar as pilhas/baterias”, e, muitos desses hóspedes manifestam adorar participar das atividades ecológicas, principalmente das trilhas. Aí vem a pergunta: mas a trilha não é sempre igual? A trilha até pode ser, mas a natureza não.

Trilhas

A natureza é incrivelmente dinâmica, e está mudando o tempo todo. As águas do riacho, por exemplo, conforme o regime das chuvas, mudam o volume, o som das corredeiras, a coloração da água devido à quantidade de matéria orgânica etc. As plantas estão em constante transformação, crescendo, florescendo, frutificando, alimentando os animais etc. E os animais são os mais dinâmicos dentro do ecossistema, pois ocupam um habitat (endereço), local onde vivem e nicho ecológico (profissão), sendo que, o que fazem, o que comem, que horário, qual altura das árvores ou no chão costumam ficar etc., altere de acordo com o período.

trilhas

Então, se você participar de uma trilha ecológica durante o dia e usar seus sentidos para observar, perceber e contemplar a dinâmica dessa natureza e fazer o mesmo roteiro da trilha à noite, vai perceber uma mudança extraordinária, principalmente nos sons, odores, diferentes plantas florescendo, diferentes animais ativos e claro, o céu, não se esqueça de olhar para o céu, totalmente diferente. Assim, no dia seguinte a trilha pode ser a mesma, mas a natureza, com certeza, já estará mudada, porque a dinâmica não para.

trilhas

Por isso, as pessoas que apreciam a natureza e sabem contemplá-la nunca se cansam de vivenciá-la e, os hóspedes, continuam repetindo as mesmas trilhas e saindo cada vez mais maravilhados, porque a natureza sempre tem algo para nos ensinar e nos encantar.

Já dizia o filósofo Heráclito: “ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio”.

Texto e fotos do Biólogo do Plaza Caldas da Imperatriz – Fernando Brüggemann


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-27 23:16:55 - 1714259815
Já foi!