Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Mercado Público de Porto Alegre completa 153 anos

153 anos do Mercado Público de Porto Alegre, um dos cartões postais da cidade

Aproximadamente mil metros é a distância entre o Plaza São Rafael Hotel e um dos principais pontos turísticos e “cartão postal” de Porto Alegre, o Mercado Público, aniversariante ilustre desse 03 de outubro. São 153 anos (fundado em 1869) de existência deste prédio que abriga cultura, história, arquitetura e estabelecimentos que aproximam os visitantes de especiarias e de inúmeras delícias utilizadas na gastronomia, e, também, de produtos religiosos, gaúchos, lembranças e muito mais.

Com dois imponentes pisos, o Mercado é Patrimônio Histórico e Cultural da cidade e um belo espaço urbano que recebe milhares de visitantes semanalmente. Sua presença central na capital gaúcha o mantém como ponto turístico “queridíssimo” dos Porto-alegrenses.

O segundo piso foi recentemente devolvido à população e turistas depois de sofrer um incêndio em 2013. O espaço conta com as facilidades de escadas rolantes e elevador o que tornam acessíveis todos os locais do prédio.

Além dos inúmeros estabelecimentos (chamadas Lojas e Bancas) que fazem do Mercado Público um centro de abastecimento completo, com preços competitivos e atendimento especial, com os “rostos e as vozes” do povo gaúcho, no coração de Porto Alegre, o local segue sendo referência em cultura e tradição do Rio Grande do Sul. Quase mil pessoas trabalham no Mercado Público que abre de segunda a sexta das 7h30min da manhã até as 19h30min, sendo que alguns restaurantes mantêm serviços até as 22h; aos sábados é aberto das 7h30min até as 18hs e domingos e feriados somente os restaurantes (confira sempre essa informação com seu restaurante de preferência).

O Mercado Público de Porto Alegre tem também um espaço múltiplo, onde acontecem as mais diversas manifestações culturais e comunitárias da cidade, feiras de antiguidades etc. Bem no centro do Mercado Público há um Bará, oficialmente patrimônio histórico-cultural de Porto Alegre e é um espaço que a religião de matriz africana acredita que o orixá Bará está assentado. “O Bará é uma entidade que abre os caminhos, o guardião das casas e das cidades e que representa o trabalho e a fartura” (GZH – 18/12/20).

As comemorações de aniversário terão bolo inspirado na arquitetura do prédio, sendo esculpido ao vivo, cerimônia de celebração com o canto dos parabéns e apresentação da banda municipal, todas as atividades serão realizadas no ponto central dentro do Mercado Público.

No local há ainda, um Centro de informações turísticas que atende público das 9h às 18h, de segunda a sábado, na sala 99 do térreo. O local oferece informações sobre os principais pontos turísticos da cidade, infraestrutura, serviços, programação dos 250 anos da Capital, além de passeios com guias, apresentações artísticas e culturais. O horário de atendimento do Centro de Informações Turísticas. Mais informações pelo telefone (51) 3289-6765.


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-28 17:24:12 - 1714325052
Já foi!