Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Pet

Cuidados com seu Pet XI – O que seu pet pode ou não pode comer!

Você já parou para pensar o que seu cachorro pode realmente comer, sem qualquer prejuízo a sua saúde?

Se você tem um cãozinho, provavelmente a cada vez que você senta para comer, ou abre alguma embalagem, ele está ao lado, ou vem correndo, querendo um pouco do que será consumido, independentemente do que seja, certo? Mas já parou para pensar o que seu cachorro pode realmente comer, sem qualquer prejuízo a sua saúde?

É muito comum oferecerem frutas, legumes e até arroz com carne para os animais. Mas será que esses alimentos podem ser ingeridos por eles? Não são todos que fazem mal, mas é sempre bom saber quais os permitidos. Até porque as necessidades nutricionais do pet são bem diferentes das nossas.

 

Como controlar a dieta do pet

O ideal é pensar em uma estratégia para que o cão chegue a ter a quantidade necessária de proteínas e vitaminas. Isso é fundamental para ter um crescimento adequado e saudável, além de garantir reservas energéticas suficientes. Além disso, a alimentação do animal influencia no processo de digestão, que precisa funcionar muito bem.

 

No caso dos grãos, o mais indicado é triturá-los para facilitar a assimilação de certos alimentos. Principalmente pelo fato de o intestino do cachorro ser mais curto que o nosso e, portanto, a digestão ser mais rápida. Outro ponto que deve ser considerado pelo tutor tem a ver com a característica dos cães serem predadores. Isso significa que boa parte da dieta deles deve ser composta de carne, já que a gordura fornece nutrientes importantes para o funcionamento dos órgãos. Sem contar que isso ajuda no desenvolvimento de uma boa musculatura e é indicado para suas articulações. Caso o cão não esteja acostumado a consumir carne crua, é melhor cozinhar um pouco. Esse processo ajuda a matar as bactérias do alimento, que poderiam afetar o organismo do animal.

 

Fibras

Farinha de aveia, por mais que estranho que pareça, pode ser oferecida aos cães. Este alimento é fonte de fibras e é excelente para os com problemas de irregularidade intestinal. A única restrição é cozinhar a farinha e não adicionar qualquer açúcar.

 

Legumes e vegetais, também ricos em fibras, garantem vitaminas e minerais aos bichinhos e ainda possuem baixo teor calórico e de gordura. É muito positivo no sentido de evitar que o cão ganhe peso demais ou que tenha problemas nas articulações e de circulação. Ainda melhora o sistema digestivo e ajuda a regular o funcionamento do intestino.

Alimentos permitidos

 

É importante lembrar que, embora esse tipo de comida seja boa para saúde do bichinho, devem apenas servir como complemento na alimentação, pois a ração ainda é necessária.

Confira quais legumes podem ser oferecidos:

 

Abobrinha

Abóbora / jerimum

Aspargos

Batata

Berinjela

Beterraba

Brócolis

Cará

Cenoura

Chuchu

Couve-flor

Couve manteiga

Ervilha fresca (não em conserva) e ervilha-torta

Espinafre

Inhame

Jiló

Mandioquinha

Mandioca

Manjericão

Nabo

Palmito

Pimentão

Quiabo

Rabanete

Salsinha

Tomate

Vagem

 

O ideal é que esses alimentos sejam preparados como um tipo de purê, estando crus ou cozidos. Além de estarem em pedaços pequenos e sem sal.

 

As frutas também são muito bem-vindas e isso inclui maçãs, laranjas, pêssegos e melancias. Só é recomendado tirar todas as sementes porque isso pode causar intoxicação. Devem também ser ministradas em porções pequenas, em especial aquelas ricas em açúcares. Os cachorros não metabolizam muito bem o açúcar e o consumo excessivo pode deixá-los obesos.

 

Existem 10 frutas especificamente que fazem muito bem ao pet:

 

Maçã

Banana

Pera

Kiwi

Manga

Laranja

Mirtilo/Blueberry

Morango

Caqui

Goiaba

 

Alimentos proibidos: abacate, chiclete, cebolas, nozes, alho, chocolate, uva, romã e bebidas alcoólicas. E evite pipoca, amêndoas, camarão, aipo, marshmallow, milho, pimenta e cereja

Alimentos permitidos

 

Importante: Consulte um veterinário

Antes de fazer qualquer alteração na dieta, consulte um profissional de confiança. Ele saberá lhe aconselhar corretamente sobre quais alimentos podem ser consumidos pelo pet e quais é melhor evitar. Além de indicar o tamanho das porções e a quantidade de vezes por dia que o animal pode consumir.

 

Alergias

Mesmo que o cão ingira alimentos permitidos, eles podem desenvolver alguma alergia. Se ele apresentar algum comportamento excessivo e atípico depois de comer, pode ser um sinal de reação alérgica. Sintomas como agitação, protuberâncias, salivação excessiva, vômitos ou diarreia podem indicar esse problema. Além de urinar de forma descontrolada, o cão ainda pode ficar debilitado ou mostrar tremores.

Dica: Se você não tem certeza se determinado alimento pode fazer bem para o seu bichinho, é melhor que você não dê.

Fonte: amoraospets.com

canaldopet.ig.

www.petz.com.br


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-20 09:19:52 - 1713604792
Já foi!