Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Conheça um pouco da história desse gigante da hotelaria – Plaza São Rafael completa 48 anos

No dia 14 de Abril de 1973 (48 anos),  Porto Alegre se voltou totalmente para o Centro Histórico da capital gaúcha. Em localização privilegiada,  por ser de fácil acesso para quem chegava, tanto pelo Aeroporto quanto pelas estradas e por estar, no centro financeiro e comercial da cidade, o Plaza  São Rafael Hotel chegou demonstrando sua magnitude. As portas se abriram, oficialmente, para receber hóspedes do mundo todo e para mudar a história da hotelaria no Rio Grande do Sul e no Brasil. O Hotel brilhou como primeiro cinco estrelas de Porto Alegre e deu, ainda mais visibilidade para a Rede Plaza. Sr. João Ernesto Schmidt, um visionário, trouxe referências da Europa e dos Estados Unidos e inaugurou naquele dia o Hotel que ainda hoje cumpre com todos os requisitos necessários para atender com dinamismo e eficiência vários tipos de serviços e com uma infraestrutura extremamente adequada para o futuro (futuro da época e futuro de hoje – isso é ou não é visionário?). Seu lobby imponente, com granito azul Bahia (hoje não mais possível de ser comercializado no Brasil*), mantém elegância e modernidade.

Na hotelaria da década de 70, muitos Hotéis não tinham garagens e  áreas de eventos, foi uma grande inovação. Para alcançar os requisitos de cinco estrelas, da Embratur, o Hotel preencheu várias condições, desde o telefone nos banheiros, que para àquele tempo, era um equipamento moderno e útil. Os apartamentos espaçosos  e com acesso pelos elevadores mais rápidos e eficientes da cidade. Sauna, Salão de cabelereiro, caldeiras, ar condicionados, monta carga, tudo era inovador. O Restaurante Le Bon Gourmet, a Churrascaria Capitão Rodrigo e o Saloon (Bar Temático), movimentavam a sociedade de Porto Alegre e visitantes de todo o  mundo.  Nas festas, o Salão Amarelo e o Salão Nobre, com a facilidade de uma cozinha completa entre eles, sistema de exaustão que mantinha tudo em perfeita ordem. Eventos com cardápios nacionais e internacionais, câmeras frias que garantiam a qualidade dos alimentos e bebidas, reciclagem de lixo, tudo foi pioneiro e incrivelmente diferenciado na época.

O nome Plaza São Rafael foi inspirado na Rua São Rafael onde o Hotel foi construído que, tornou-se Avenida Alberto Bins, após a administração e em homenagem ao primeiro Prefeito nascido em Porto Alegre, Sr. Alberto Bins. Pelo lado da religião católica, o Arcanjo São Rafael é considerado o Santo da cura, protetor das longas viagens e dos casamentos, o que combina muito com nosso gigante Plaza São Rafael Hotel, inclusive, na campanha publicitária de lançamento do Hotel, a localização em frente a Igreja São José, permitiu uma brincadeira : “São José saúda São Rafael”.

Visitar, participar de um evento ou  se hospedar no Plaza São Rafael era sinônimo de status, seus serviços de qualidade, até hoje são reconhecidos. Premiado constantemente, mostrou possuir força para atravessar décadas fazendo sucesso. Em 1988, em ação pioneira, a Rede inaugura, em frente ao São Rafael,  o maior Centro de Eventos da cidade, era o turismo de negócios e de eventos ganhando espaço.

Em 1998, com a abertura de  poços para captação de água para o Hotel, foi descoberta uma água de qualidade rara para banhos, sendo fruto de uma geologia complexa e totalmente diferenciada. Em abril de 2002, o alvará de lavra foi publicado no Diário Oficial da União, possibilitando a utilização da água em suítes e, algum tempo depois (2008), também na piscina/raia de natação construída na cobertura do Hotel com a operação em funcionamento (sem fechar o hotel), uma engenharia e administração que, também, marcou a história. A modernização trouxe ainda, nova sauna, fitness com vista para o Lago do Guaíba e área aberta com banheira de hidromassagem.

Ainda no aguardado ano 2000, o lançamento do primeiro e-hotel, um novo conceito em hotelaria que qualificava e dava maior eficiência aos serviços através de tecnologia, mostrou, mais uma vez,  o pioneirismo do Plaza que antecipa tendências para manter e captar clientes diante de um mundo que muda diariamente.

O tempo é testemunha das mudanças e está sempre pedindo evolução, assim, o Plaza São Rafael Hotel segue vibrante, lembrando do passado, de suas glórias, de tantas autoridades, personalidades, eventos que passaram por seus apartamentos, e claro, mantém sua força, construindo novas parcerias, como a que trouxe o Mulebule Gastronomia e a inovadora operação do Plaza Hub  que colaboram para um  futuro de sucesso.

A atual Gerente-Geral Márcia Achutti iniciou como assistente de eventos do Plaza São Rafael, há 26 anos e por essa razão, conhece muito desse grandioso Hotel. “- Desde que entrei na hotelaria, como estudante, meu sonho era trabalhar no Plaza São Rafael Hotel, aguardei um tempo e sou muito grata por tudo que vivi e vivo aqui. Creio que passo mais tempo no PSR do que em minha própria casa, isso nos conecta, não há como negar. Estou aqui com o propósito firme de sustentar todos os objetivos que nos levem para um futuro positivo e transformador. Agradeço muito a equipe que está junto neste momento desafiador de pandemia. Muita saúde financeira, capacidade de reinvenção e força para nosso Plaza São Rafael. Parabéns para todos”.

*A Bahia é o único produtor de granitos em diversas nuances de azul, como é o caso do Azul Bahia – Fonte: Companhia Baiana de Pesquisa Mineral – CBPM

No túnel do tempo, confira as imagens históricas da inauguração e dos primeiros dias do Plaza São Rafael.

Ainda em croqui, obras e prédio sem o restauro que modernizou sua fachada:

 

Hotel Plaza São Rafael

Hotel Plaza São Rafael

 

Hotel Plaza São Rafael

Hotel Plaza São Rafael

 

Hotel Plaza São Rafael

Hotel Plaza São Rafael

 

Hotel Plaza São Rafael

Hotel Plaza São Rafael

 

Hotel Plaza São Rafael

Hotel Plaza São Rafael

 

Hotel Plaza São Rafael

Hotel Plaza São Rafael


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-03-28 23:31:02 - 1711668662
Já foi!