Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Pet

Cuidados com seu Pet VII – Gatinhos idosos: saiba como cuidá-los

Por mais independentes que os gatos sejam, quando chegam à fase idosa precisam de mais cuidado e atenção

Os gatos são bichinhos cheios de atitude e comportamentos variáveis. Alguns carinhosos, outros ariscos ou mais agressivos. Mas o que importa mesmo é que seus donos fazem de tudo para vê-los felizes. Porém, os anos vão passando e, por mais independentes que sejam, quando chegam à fase idosa, eles precisam de mais cuidado e atenção.

Visualmente, os gatos conservam um aspecto juvenil e ativo que não nos faz pensar que precisam de cuidados extra, mas isso não é bem assim. Seus ossos, músculos e órgãos começam a trabalhar de forma mais lenta com o passar do tempo. Por isso, preste atenção a cada sinal de mudança em seu comportamento.

É fundamental estar atento, por exemplo, à sua alimentação e consultar o veterinário para uma mudança em sua ração para uma de linha sênior ou light. Esses são alguns dos tipos indicados para gatos idosos, pois engordam menos que outras rações (ideais, especialmente, pois, com isso, é possível controlar o seu peso, algo fundamental nesta etapa). Lembre-se que os gatos ou outros animais com sobrepeso têm uma menor esperança de vida.

A falta de apetite é outro ponto que precisa de atenção. Isso pode acontecer devido à formação de placa dentária que causa uma gengivite dolorosa aos gatinhos, impedindo que eles mastiguem sua ração. As doenças dos dentes são frequentes nos gatos idosos e costumam vir acompanhadas de um mau hálito. Em casos mais graves, o seu gato idoso pode precisar de uma intervenção do veterinário.

Preste atenção se ele continua brincando e interagindo. Brinquedos, carinhos ou massagens são ótimas opções para que ele se mantenha em forma e saudável. Ao mesmo tempo, é importante estar atento a suas horas de sono. O ideal é que ele durma em uma cama confortável e aconchegante. Outro cuidado específico aos gatos idosos é a atenção a problemas relacionados com os sentidos, como a cegueira ou a surdez. Ao envelhecerem, eles podem começar a se desorientar dentro da mesma casa onde sempre viveram, e também podem perder capacidades diferentes. Por isso, observe seu bichinho. É você que o conhece, que convive e saberá identificar suas mudanças melhor do que ninguém. Importante sempre: leve seu pet para consultas periódicas com um médico veterinário de confiança.

Gatos idosos

E claro: atenção, amor, carinho e cuidado diários são ótimos remédios.

Quer saber sobre outros cuidados lei a matéria AQUI!

Lembre-se: a Rede Plaza é pet friendly. Venha passar uns dias de descanso conosco e traga seu bichinho com você!

 

Fonte: Perito animal


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-27 05:18:37 - 1714195117
Já foi!