Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.

BLOG

Felicidade em Caldas da Imperatriz: turismo de observação de pássaros atinge alta temporada na primavera

A primavera está começando e a natureza mostra que estamos na estação mais produtiva, ou melhor reprodutiva. Além da florada das plantas, que exibem as mais variadas cores e odores para atrair os insetos polinizadores, há grande agitação no ar ou nas árvores com os rituais de acasalamentos, construções de ninhos, incubações dos ovos e cuidados com a prole, realizados pelas aves. Mesmo que as temperaturas ainda oscilem muito nessa época do ano, o importante para a reprodução das aves é o aumento do fotoperíodo (horas de luz solar por dia), que tem grande influência no metabolismo reprodutivo das aves, fazendo com que o processo de acasalamento já comece mesmo no final do inverno.

Basta dispensarmos um pouquinho de atenção para escutarmos as aves canoras (que cantam ou dobram) atraindo companheiros ou defendendo territórios e observarmos outras aves construindo ninhos e alimentado filhotes.

Por esta razão, a atividade ecoturística de Observação de Aves (Birdwatching), nesta época, é ainda mais fascinante, pois a passarinhada está preocupada mesmo é com sua prole e perpetuação da espécie, permitindo que os observadores e fotógrafos de aves tenham mais liberdade de aproximação e tempo de observação. Convém salientar que o turismo de observação de aves vem crescendo muito no Brasil, que possui mais de 1.900 espécies de aves, e, em Santa Catarina, o Plaza Caldas da Imperatriz, localizado junto ao Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, nas proximidades de Florianópolis (40 km aproximadamente) desenvolve essa atividade há vários anos, com significativo aumento de demanda.

Informações técnicas e fotos do biólogo Fernando Maciel Brüggmann, responsável pelo Ecoturismo do Resort.

 


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2021-01-18 20:48:07 - 1611002887
Já foi!