Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

A 21ª edição do Festival de Parapente em Gaspar

A 21ª edição do Festival de Parapente será realizada neste fim de semana na cidade de Gaspar, próximo ao Plaza Blumenau Hotel

Neste fim de semana, dias 12 e 13 de maio, os apaixonados por voo livre vão colorir o céu da cidade de Gaspar. O tradicional Festival de Parapente chega em sua 21ª edição e promete reunir todas as tribos em um dos melhores locais de voo da região do Vale. O festival vai reunir três categorias: Permanência iniciante; Permanência Veterano e Triangulação (no dia será definida a rota por onde o piloto deverá sobrevoar o céu da cidade, atingindo pontos definidos pela organização e pousar no Espaço Terral). Quem fizer esse voo em menor tempo ganha a prova. A premiação será para os cinco primeiros colocados. Além das provas, o festival oferece voos duplos de parapentes, oficina de parapente, shows com bandas de rock e serviço completo de bar e restaurante. O evento é realizado pelo Clube de Parapente do Vale e é uma boa opção de programação para quem estiver hospedado conosco, no Plaza Blumenau Hotel, pois o festival fica a, aproximadamente, 30 minutos de carro do hotel.

Que tal saber mais sobre a atividade?

O Parapente é uma das disciplinas mais apaixonantes do voo livre, que acontece por meio da utilização da força da natureza e do piloto (para decolagem e aterrisagem).

Ele é uma modalidade de simples execução, que pode ser experimentada pela maioria das pessoas. No entanto, é necessário ter uma formação prévia para assimilar todos as regras e compreender todos os componentes. Os percursos podem ser longos, mas variam conforme as térmicas (corrente de ar quente ascendente) que permitem o ganho de altura. A velocidade pode chegar a 60km/h e atingir altitudes de 3 mil metros. Porém, se for um dia de muito vento, a prática da atividade não é aconselhável.
O esporte possui duas modalidades: o Cross Country e Acrobacia. A primeira delas é mais popular e tem como finalidade voar a uma determinada distância e realizar um percurso delineado no menor espaço de tempo possível. Já a Acrobacia é mais radical, e exige muita técnica do piloto para ser realizada com segurança.
Segurança é fundamental

Para a prática segura da modalidade, é imprescindível o uso de alguns equipamentos como:

Velame – Construído com tecido de “nylon ripstop” com aplicação de resina; um material muito leve e resistente. É composto por Extradorso, Intradorso e Estabilizador.
Células – Constituídas pelos gomos do Parapente, variam de quantidade de um modelo para outro, diferenciando o desempenho. A parte de frente das células é o bordo de ataque, onde se encontram as aberturas para o ar entrar.
Selete – A cadeira para o praticante sentar. As seletes mais modernas possuem um protetor de coluna em espuma, um air-bag inflável que protege de quedas a baixa altura. E é, também, ali, onde fica guardado o paraquedas de reserva.
Ainda fazem parte do arsenal acessórios como capacete, luvas, botas de voo, óculos de sol, rádio, GPS, barómetro, macacão e mosquetões.

Quem sabe assistindo ao festival você não se animar a experimentar o esporte. Procure uma empresa com credibilidade e agende seu voo. A sensação é inexplicável e você pode fazer um voo duplo com um instrutor habilitado sem que precise frequentar um curso para aprender a voar.

Serviço:

21º Festival Parapente de Gaspar
Local: Espaço Terral – Clube de Parapente do Vale (Rua Artur Poffo, 1920)

Quando: dias 12 e 13 de maio
Organização: Terral Esporte e Aventura


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-26 08:32:55 - 1714120375
Já foi!