Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Fórum Social Mundial da População Idosa, das Pessoas com Deficiência e das Diversidades movimenta Porto Alegre no fim de janeiro

V Fórum Social Mundial da População Idosa, IV Fórum Social Mundial das Pessoas com Deficiência (PCDs) e II Fórum Social Mundial das Diversidades

Porto Alegre mais uma vez tem um evento de porte global no verão. É o V Fórum Social Mundial da População Idosa, IV Fórum Social Mundial das Pessoas com Deficiência (PCDs) e II Fórum Social Mundial das Diversidades. A agenda está sendo desenvolvida de 27 a 31 de janeiro de 2020 e vai movimentar a hotelaria e o setor de serviços em Porto Alegre. Oficinas, seminários, palestras movimentarão o encontro. O evento começou no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS no dia 27, às 11h, com credenciamento e estandes dos organizadores e apoiadores e, à tarde, a partir das 13h30min com múltiplas atividades socioculturais em vários locais. O Território do FSM 2020 conta com apoio de todas as dependências da Assembleia Legislativa, Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre, Auditório da OAB-Cubo, salas de aula da Faculdade FACTUM, além de atividades na cidade de Canoas promovido pelo Programa Gerações da Prefeitura Municipal de Canoas.
De acordo com o representante do comitê organizador do evento, Lélio Luzardi Falcão, “será um momento especial no debate da sociedade sobre o envelhecimento da população e seus desdobramentos”, portanto, trata-se de uma pauta importante e urgente a ser trabalhada. “O envelhecimento ativo e saudável tem sido tema de destaque em todo o mundo, que se prepara para a terceira Assembleia Mundial da ONU, a ocorrer em 2022”. Sua avaliação está em conformidade com a Organização Mundial da Saúde (OMS), que preconiza que idoso é todo indivíduo com 60 anos ou mais. Mas, para efeito de formulação de políticas públicas, esse limite mínimo pode variar segundo as condições de cada país. Além disso, o Brasil é plural, com uma população de 49,8 milhões de pessoas com deficiência (IBGE, 2010) e com diversidade de gênero, etnias, orientação sexual, etc. que permeiam a sociedade e nem sempre são respeitadas em seus direitos fundamentais. Todas essas pessoas envelhecerão ou já se encontram nessa fase de vida e como estão vivendo ou estarão no momento da velhice? O debate se torna necessário para mostrar as singularidades, discutir e poder trazer à luz do entendimento, solidariedade e respeito humano para uma verdadeira sociedade para todas as idades.

Porto Alegre

Porto Alegre é palco dos V Fórum Social Mundial da População Idosa, IV Fórum Social Mundial das Pessoas com Deficiência (PCDs) e II Fórum Social Mundial das Diversidades em 2020. Fotos: Marcelo Schmidt.

O evento é uma organização da Pró-Diversitas Brasil, Instituto Amigos do FSM (IAFSMPOA), Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (SINDNAPI/RS), Cruz Vermelha Brasileira, Filial RS (CVB/RS) e UERGS – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. E tem o apoio institucional da Assembleia Legislativa do RS, Fórum Democrático do Desenvolvimento Regional, Câmara Municipal de Porto Alegre, Conselho Estadual da Pessoa Idosa – CEI/RS, Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEPEDE), Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (COMDEPA), além de instituições como Universidades, Associações, Sindicatos, Secretarias, Organizações de Classe, Organizações Governamentais, empresas parceiras, dentre outros.


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-03-19 13:59:04 - 1710856744
Já foi!