Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Gastronomia típica das regiões brasileiras reforça o turismo doméstico e internacional

Gastronomia típica das regiões do Brasil

A tarefa do viajante que gosta de gastronomia fica difícil e deliciosa quando o assunto é escolher um destino para visitar no Brasil, pois as cidades estão recheadas de boa culinária. De Norte a Sul, a mesa do brasileiro é farta de sabor, aroma e diversidade de alimentos, o que encanta o paladar dos turistas e faz com que o país carregue vários títulos para a cozinha nacional.

Gastronomia típica

Não é à toa que a culinária brasileira, com ingredientes de tradições indígenas, africanas e europeias, tem sido anualmente um dos itens mais bem avaliados pelos estrangeiros que visitam o país. Pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para o Ministério do Turismo apontou que o Brasil recebeu avaliação positiva de 95,7% dos turistas estrangeiros e os restaurantes foram aprovados por 96,4%, confirmando a gastronomia como um importante ativo do turismo.

 

Cidades como Nova Veneza (SC) estão no ranking das que proporcionam mesa farta aos visitantes. Em julho deste ano, o município ganhou o título de Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana por causa de seus deliciosos pratos à base de massas. Dentre as delícias estão o macarrão rústico, carnes e galinhas ensopadas, saladas de batatas com ovos, saladas de radicchio e tantos outros encontrados nos restaurantes e “cafés coloniais”. Para acompanhar as iguarias, um bom vinho também é servido ao cliente.

Gastronomia típica

Já Florianópolis (SC) foi a primeira cidade brasileira eleita pela Unesco pela criatividade na gastronomia. O título foi recebido em 2014, oriundo de uma mistura de sabores, ingredientes e temperos. Com uma culinária voltada à base massas, peixes e frutos do mar, Floripa, como é carinhosamente conhecida pelos brasileiros, é um importante vetor para o turismo gastronômico.

 

Paraty (RJ) também colheu os frutos da boa culinária e recebeu da Unesco o título de Cidade Criativa para a Gastronomia, em 2017.  Além do charme histórico, o município proporciona aos visitantes degustação única de pratos feitos à base de elementos da cozinha caiçara, com fartura de peixes, frutos do mar e a clássica banana da terra. Entre os pratos mais famosos estão o camarão casadinho e um bolo feito com melado de cana.

Gastronomia típica

No quesito “melhor gastronomia do Brasil”, Belém (PA) aparece entre as estrelas nacionais, pois têm ingredientes da cultura indígena, temperada com influências portuguesa e africana. A cidade foi eleita destino brasileiro mais bem avaliado pelos turistas estrangeiros que visitaram o país em 2016, segundo pesquisa do Ministério do Turismo. De acordo com o estudo, a capital paraense chegou ao topo, com 99,2% de aprovação.  O visitante que vai à cidade experimenta açaí, camarão, caranguejo, peixes, ervas – como o jambu -, pimentas e a famosa farinha de mandioca.

 

A mais populosa cidade do país também é uma gigante no sabor. São Paulo (SP) recebeu 97,3% de avaliações positivas de turistas estrangeiros, de acordo com a pesquisa encomendada pelo MTur. Ela é a segunda maior da América Latina no número de estabelecimentos gastronômicos, trazendo muita opção de restaurante para o turista apreciar pratos do mundo todo e escolher um – ou vários – para ser seu favorito.

 

Finalizando a lista de cidades “boas de garfo” está a capital do país, Brasília (DF), representante do poder político e também do paladar brasileiro. A cidade vem despontando no cenário gastronômico nacional e investindo na diversidade culinária e em empreendimentos de nível internacional, tendo recebido 96,8% de aprovação do turista estrangeiro.

 

Fonte: Ministério do Turismo


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-03-29 09:02:43 - 1711702963
Já foi!