Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Plaza Caldas da Imperatriz trata sempre com atenção especial temas ligados à responsabilidade sócio-ambiental

O biólogo Fernando Maciel Brüggemann e a psicóloga Ana Martendal, colaboradores do Plaza Caldas da Imperatriz Resorts & SPA, participaram da palestra promovida pelo Rotary- SC, com o tema Certificação de Responsabilidade – o Equilíbrio Sócio-Ambiental em suas mãos, com a Professora Elisângela Schappo – Assessora Técnica de Responsabilidade Social da Assembléia Legislativa do Estado de SC.

Na ocasião, a palestrante falou sobre como as empresas devem garantir o desenvolvimento e o bem- estar das pessoas, sendo fundamental desenvolver estratégias para que as ações realizadas não sejam apenas filantrópicas, mas também com o objetivo de desenvolvimento pleno.

O Plaza Caldas da Imperatriz Resort & SPA está sempre em busca de informações para desenvolver cada vez mais o tema Responsabilidade Sócio-Ambiental. Localizada em uma Área de Preservação Ambiental – APA, em plena Mata Atlântica, o resort desenvolve ações em parceria com várias entidades, assim como individualmente como unidade, sempre para colaborar com a comunidade e com o equilíbrio da biodiversidade na região. Seguem algumas importantes participações e ações:

Conselho Municipal de Meio Ambiente : O biólogo Fernando Maciel Bruggemann faz parte de um grupo no qual discute, analisa e emite pareceres técnicos sobre as questões ambientais do município.

Comitê de gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão : O biólogo é Secretário Executivo do Comitê. As principais atribuições são arbitrar, em primeira instância administrativa, os conflitos relacionados aos recursos hídricos, inclusive os relativos aos Comitês da Bacias de cursos de água tributários; aprovar o plano de Recursos Hídricos da Bacia; submeter obrigatoriamente os planos de recursos hídricos da bacia hidrográfica à audiência pública; desenvolver e apoiar iniciativas em educação ambiental.

Ecoturismo : atividades como trilhas ecológicas, observação de aves e palestras ecológicas
Pesquisa Científica : Convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina – Monografias, teses de mestrado e doutorado são desenvolvidas com o acompanhamento e supervisão do biólogo.

Interação com a comunidade : Palestras e trilhas ecológicas com escolas dos municípios de Santo Amaro da Imperatriz e Águas Mornas.

Contato com outros profissionais da biologia: Semestralmente, Bruggemann faz uma palestra na Universidade Federal de Santa Catarina, na qual relata sua experiência profissional e atividades ambientais realizadas no Plaza Caldas, onde os alunos do curso de Biologia podem realizar estágios.

Ações e Palestras com os funcionários : São organizadas palestras com os funcionários sobre o tema responsabilidade sócio ambiental – a conscientização da equipe faz que a prática seja efetiva.

Coleta seletiva de lixo : O lixo produzido no hotel é reciclado e vendido, com o dinheiro arrecadado são compradas cestas básicas e sorteadas para os funcionários.

Coleta de pilhas, baterias e lâmpadas : O Plaza Caldas possui, no setor de manutenção, um local onde os funcionários podem descartar apropriadamente pilhas, baterias e lâmpadas. O material é descartado em uma empresa credenciada.

Tratamento de efluentes : O hotel possui uma estação de tratamento de efluentes, ou esgotos sanitários. Com uma engenheira sanitarista responsável pelo bom funcionamento do processo.

Produtos químicos : Alguns produtos químicos também são biodegradáveis.
Filtros e chaminés : Na chaminé das caldeiras foram instalados filtros que auxiliam na redução da emissão de CO².
Papel : Boa parte dos impressos são feitos em papel reciclado.
Madeira de reflorestamento : Toda a madeira utilizada nas caldeiras é proveniente de eucaliptos, madeira de reflorestamento próprio ou comprada. O Hotel possui uma área de 50 hectares, na qual planta eucaliptos para esta finalidade.
Reformas e adequações para a economia de água e energia elétrica : Foram feitas várias reformas em apartamentos e banheiros, além de troca de equipamentos eletrônicos, como televisões e ar condicionados. Que auxiliaram a reduzir o consumo de água e energia elétrica no Plaza Caldas.
Artesanato : O Plaza Caldas há mais de dez anos mantém uma parceria com a Associação de Artesãos de Santo Amaro da Imperatriz e Águas Mornas, onde disponibiliza de um Galpão, o Salão Campestre para a realização de feira permanente nas dependências do Hotel, quatro vezes por semana.


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-28 23:40:03 - 1714347603
Já foi!