Plaza apresenta o prato “Trilogia do Vale” no 8º Roteiro Blumenau Gastronômico que ocorre em fevereiro
O 8º Roteiro Blumenau Gastronômico está marcado para o período de 1º a 28 de fevereiro de 2017. Cada restaurante da região do Vale do Itajaí vai elaborar um prato exclusivo para o Roteiro usando ingredientes de acordo com suas especialidades.
O prato do Plaza Blumenau Hotel, por Richard Ricelle, intitulado “Trilogia do Vale” é composto por coxa de marreco e repolho confit com risoto de Linguiça Blumenau. Um prato criado para representar um pouco da cultura gastronômica da cidade e de todo o Vale do Itajaí. Leva marreco e repolho roxo preparados de forma contemporânea, além da famosa Linguiça Blumenau, muito apreciada pelos visitantes da cidade que costumam levá-la para consumir em casa inclusive. Confira a receita:
Trilogia do Vale
Coxa de Marreco e Repolho Confit com Risoto de Linguiça Blumenau
Ingredientes:
Marreco e Repolho Roxo Confit
– 200 g de coxa e sobrecoxa de marreco
– 200 ml de azeite extra virgem
– 200 g de gordura de marreco
– 1 cabeça de repolho roxo
– 1 galho de alecrim
– Sal a gosto
– Pimenta-do-reino e ervas a gosto
Risoto de Linguiça Blumenau:
– 100 g de arroz arbóreo
– 30 g de manteiga sem sal
– 15 g de cebola em cubinhos pequenos
– 50 g de linguiça Blumenau
– 150 ml de caldo de legumes
– 150 ml de vinho branco seco de sua preferência
– 60 g de queijo parmesão ralado
– Sal a gosto
– 30 g de manteiga sem sal (para finalizar o risoto)
Modo de preparo:
Marreco e Repolho Confit
Coloque a coxa de marreco e o repolho roxo cortado ao meio num refratário e tempere com sal, pimenta-do-reino, alecrim e ervas.
Em seguida, coloque o azeite e a gordura de marreco até cobrir a coxa.
Cubra com papel alumínio e leve para assar em forno a 110ºC por 2 horas. Retire o papel alumínio e tire o repolho roxo. Coloque a coxa e sobrecoxa sem a gordura no forno a 180ºC até dourar.
Retire do forno e reserve.
Risoto de Linguiça Blumenau
Em uma frigideira, coloque uma parte da manteiga e a cebola e deixe murchar. Em seguida, acrescente o arroz e o vinho, aos poucos, mexendo lentamente sem parar.
Quando o vinho evaporar, coloque a linguiça Blumenau e, aos poucos, o caldo de legumes.
Quando o arroz estiver al dente, acrescente o parmesão.
Prove para sentir o ponto do sal e, caso seja necessário, coloque uma pitada.
Para finalizar o risoto, acrescente o restante da manteiga.
Montagem:
Aqueça a coxa de marreco. Coloque o risoto no centro do prato sobre o confit e, por último, ¼ do repolho roxo confit.
Como surgiu a Linguiça Blumenau
A Linguiça Blumenau é considerada um ícone gastronômico do Vale do Itajaí. A iguaria, que já conquistou todo o Brasil, chegou à região através dos imigrantes alemães.
Como naquela época Pomerode fazia parte do distrito de Blumenau, os visitantes de outras cidades sempre pediam pela “linguiça de Blumenau”. Daí ter sido batizada com o nome do município, em forma de homenagem.
Para carregar esse título, o embutido não precisa ser feito necessariamente em Blumenau. Tanto que a empresa mais tradicional na produção desta iguaria fica em Pomerode. Entretanto, parece ser importante que a linguiça seja produzida ao menos na região, pois é sabido que muitas pessoas já tentaram produzi-la fora de lá e nunca obtiveram o mesmo resultado. O motivo parece ser o clima local, um dos grandes responsáveis pelo sabor inconfundível.
Fonte: poracaso.com
Para o período do evento, o Plaza Blumenau Hotel, oferece a melhor tarifa do período. Reserve diretamente em www.plazahoteis.com.br. Você também pode se deliciar com outros pratos assinados pelo Chef Richard, no Terrace Restaurante. Se preferir, adiante sua reserva pelo tel.: (47) 3231.7000.
Comentários