Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Serra do Tabuleiro perto de Santo Amaro da Imperatriz: Aventuras e Paisagens Naturais

Serra do Tabuleiro perto de Santo Amaro da Imperatriz

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro é a maior unidade de conservação de Santa Catarina, ocupado cerca de 1% do território do estado. Com mais de 87 mil hectares de floresta com preservação permanente, abrange áreas de nove municípios, entre eles Santo Amaro da Imperatriz, onde se encontra o Plaza Caldas da Imperatriz Resort & SPA. São rios, córregos e mata nativa, que recebem os turistas com a brisa revigorante das árvores, o canto dos pássaros e o perfume da mata. A maior parte do Parque está coberta pela Mata Atlântica, uma ecorregião terrestre considerada de máxima prioridade regional para a conservação, por meio de um estudo do Banco Mundial.
Localizado em uma região estratégica, única e muito especial da Mata Atlântica, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro possui uma ampla diversidade de habitats. Cinco das seis grandes formações vegetais do bioma Mata Atlântica encontradas no Estado estão representadas no Parque. Por essa razão, ele abriga uma biodiversidade ainda maior que seus 87 mil hectares poderiam sugerir.
A maior unidade de conservação de proteção integral do Estado foi criada em 1975, com base nos estudos dos botânicos Pe. Raulino Reitz e Roberto Miguel Klein, com o objetivo de proteger a rica biodiversidade da região e os mananciais hídricos que abastecem as cidades da Grande Florianópolis e do sul do Estado.

Serra do Tabuleiro

A Serra do Tabuleiro vista de vários ângulos: vista aérea de Santo Amaro da Imperatriz na Serra do Tabuleiro, a Mata Atlântica na encosta norte da Serra do Tabuleiro, Campos do Maciambú e a vista leste da Serra, sua encosta oeste, a vista da Serra a partir de Florianópolis e o belíssimo pôr do sol da região. Fotos: Fernando Brüggemann – livro “Um Olhar Naturalista”, de 2012.

Essencial para a proteção desses ecossistemas e toda sua biodiversidade, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro também é de extrema importância por outros motivos. Protegidas pela exuberante vegetação da unidade estão as nascentes de rios, como o da Vargem do Braço, Cubatão e D’Una. Esses rios fornecem água para grande parte dos domicílios da Grande Florianópolis e do litoral sul do Estado. O Parque atua, ainda, devido a suas características de solo, relevo e vegetação, como um importante regulador climático para essas regiões. Além disso, é um campo de pesquisas incomparável.
Próximo a grandes centros urbanos, possui um enorme potencial de lazer, associando o turismo ecológico à educação ambiental. Também é possível fazer trilhas, com a orientação de guias treinados por áreas antes inacessíveis. No percurso, é possível avistar animais nativos soltos e a exuberante vegetação nativa da reserva.


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-26 11:22:37 - 1714130557
Já foi!