Como realizar transações financeiras pela internet com segurança, marketing digital ou como criar uma loja virtual de sucesso, foram alguns dos temas discutidos durante o IV Seminário Nacional de Comércio Eletrônico, Meios de Pagamento e Negócios na Web (Ecom 2014). O evento foi realizado no Plaza São Rafael Hotel e Centro de Eventos e reuniu especialistas e profissionais de E-Commerce. Foram programadas mais de oito horas de palestras. O seminário foi uma iniciativa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio do Sebrae. Paralelo ao evento, foi realizado o III Workshop de Redes e Mídias Sociais. O diretor do Ecom, Marcelo Castro, disse que a proposta do seminário foi levar informação aos micro e pequenos empresários sobre as oportunidades de negócios. Ele destacou que uma oportunidade de negócios será a realização das Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro que movimentará os setores de hotelaria, de turismo, de gastronomia e de lazer. Conforme a diretora da Digital Consulting, empresa responsável pela organização do evento, Maria Helena Roza, o evento além de informar o micro e pequeno empreendedor, teve o objetivo de capacitar empresas. “A nossa proposta é incentivar o empreendedorismo no meio digital, principalmente entre os lojistas e varejistas, a partir de troca de experiências e casos de sucesso”, acrescentou. Segundo Maria Helena, o Ecom será realizado em mais dez capitais brasileiras até o final do ano, onde serão abordados temas como o Marco Legal da Internet no Mundo dos Negócios; Empreendedorismo na Era Digital – oportunidades e desafios; Home-Office: A revolução organizacional e tecnológica do ambiente de trabalho e Negócios na velocidade do pensamento. Durante o evento, a Caixa Econômica Federal apresentou a palestra “Comércio e Varejo na Era da Informação”.
Comentários