Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Diferenças entre três tipos de palmeiras: Buriti, Dendezeiro e Coqueiro

Sombra, palmeiras e água fresca para os hóspedes do Bahia Plaza Hotel

Quão familiarizado você é com uma palmeira? Seu conhecimento se resume a pensar que, um local com Palmeiras, é pra onde você deve ir, pois é garantia de um lugar paradisíaco? Bom, não podemos lhe tirar a razão. Realmente as palmeiras deixam qualquer ambiente mais bonito, nos fazem pensar em praia, mar, sol, calor. E para quem é apaixonado por este clima, avistar uma dessas plantas é um bom sinal. Porém, você sabia que há diferentes tipos delas?

Na Bahia, por exemplo, elas são muito comuns.  E não são apenas um lindo “adereço” em praias paradisíacas. Elas são fontes de alimento e subsistência para o mundo tropical. Além disso, muitos povos tiram proveito dessas plantas, já que elas fornecem fibras, frutos, folhas, palmito, água, remédios e madeira. Também são grandes fontes de óleos vegetais, ricos em vitaminas.

Quer saber mais? Conheça algumas de suas espécies.

 

Buriti Uma palmeira alta, que pode alcançar até 30 metros de altura, de tronco espesso, com até 50 cm de diâmetro; folhas em leque e proximidade com a água são características das veredas do Brasil Central, Pantanal e Cerrados. Outra curiosidade é que existem buritis machos e fêmeas. “Eles” produzem cachos que apenas resultam em flores. Já no caso “delas”, as flores se transformam em frutos.  Mas, ainda assim, é preciso aguardar aproximadamente um ano para que os frutos estejam maduros e aptos para a colheita – o que acontece entre os meses de dezembro e fevereiro. Sabem aqueles “produtos” em que tudo tem uma utilidade? Pois o Buriti é um deles. Sua casca é bem dura: uma proteção natural contra predadores, e que também evita a entrada de água. A polpa de seu fruto é saborosa, de coloração alaranjada. Ela costuma ter um caroço no meio, mas em alguns casos pode ter dois e, em outros, nenhum. O buriti fornece palmito comestível, mas pouco utilizado. O óleo da polpa é usado para frituras e sua polpa, depois de fermentada, se transforma em vinho. Também é possível encontrar produtos como doces e picolés e seus frutos ainda podem ser utilizados na alimentação animal. A madeira pode ser utilizada em áreas externas da casa, as fibras de suas folhas podem ser utilizadas na confecção de esteiras, cordas e chapéus. Sua amêndoa resistente também é utilizada para pequenas esculturas. O fruto do buriti é rico em vitamina C e é um alimento energético.

 

Dendezeiro – Quando você lê este nome a primeira coisa que vem à cabeça é óleo de dendê? Na nossa também! Apesar de existir uma espécie amazônica de dendezeiro, a espécie usada no Brasil e no mundo para a extração de óleo é de origem africana. Segundo a história, essa é mais uma planta que veio com os escravos para o Brasil. No entanto, só existem essas duas espécies na natureza.

O óleo de dendê é o mais usado na alimentação dos brasileiros, e também é um dos símbolos da culinária baiana. Uma curiosidade é que as samambaias adoram se instalar em dendezeiros. A palmeira chega a ter 15m de altura. Seus frutos são de cor alaranjada e a semente ocupa totalmente o fruto. Seu rendimento é muito grande, produz 10 vezes mais óleo do que a soja, 4 vezes mais que o amendoim e 2 vezes mais que o coco. Da amêndoa do fruto também se extrai um óleo usado em cosmética e na fabricação de chocolate. Aqui no Bahia Plaza temos pratos deliciosos preparado com esta delícia?

Coqueiro – Conhecido e explorado no mundo todo, o coqueiro é outra palmeira em que tudo pode ser aproveitado. Além disso, o coco é uma rica fonte nutricional, que favorece a oxidação de ácidos graxos e atua sobre a regulação da tireoide, acelerando o metabolismo orgânico e facilitando o emagrecimento. Considerada uma das árvores mais importantes do mundo, em função de ser uma atividade que gera emprego e renda em vários países do globo, seus frutos podem ser consumidos in natura ou industrializados na forma de mais de 100 produtos e subprodutos.

O Bahia Plaza Hotel conta com um belo coqueiral, que sombreia a caminhada dos hóspedes até a praia de Busca Vida, emoldurada por belas plantas que complementam o visual paradisíaco do local. Esperamos sua visita!


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-30 03:50:25 - 1714449025
Já foi!