Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

A Bahia tem praias e muita história. E um rio especial: o Joanes, que passa pelo condomínio onde está instalado o Bahia Plaza Resort

A Bahia não é só aquele mar espetacular. Tem também outras atrações, história, cultura e um rio. É o rio Joanes, que nasce no município de São Francisco do Conde, localizado no recôncavo da Bahia, e desemboca na praia de Buraquinho, no município de Lauro de Freitas. Os municípios que compõem a bacia hidrográfica do rio Joanes são Lauro de Freitas, Camaçari, Simões Filho, São Sebastião do Passé, São Francisco do Conde, Candeias, Salvador e Dias d’Ávila. Com a área de aproximadamente 755 Km², o rio Joanes limita-se com a bacia do rio Jacuípe, as bacias da área urbana de Salvador, e a sudeste o limite da bacia é definido pelo oceano Atlântico. É um rio especial para os baianos e para o turismo. Ele passa dentro do Condomínio Busca Vida, onde está o Bahia Plaza Resort, em Camaçari, a 10 quilômetros de Salvador. É um local muito bem aproveitado por hóspedes que podem curtir vários esportes náuticos. Logo adiante do Bahia Plaza Resort, o rio desemboca no Oceano Atlântico. Vale a pena curti-lo na região da Costa dos Coqueiros. O rio Joanes é uma área de preservação ambiental, pois ele é responsável por cerca de 40% do abastecimento de água da região metropolitana de Salvador. O rio Joanes tem como algumas características o clima quente-úmido, espécies arbóreas como a sucupira e pau-pombo, aves como a aracuã, Maria verdinha e algumas espécies migratórias como a gaivota. Apresenta ainda mamíferos como a raposa e algumas espécies de serpentes.

O rio Joanes passa dentro do Condomínio Busca Vida, onde está o Bahia Plaza Resort

Os primeiros sinais da ocupação humana na área da bacia do rio Joanes se deram através de algumas tribos indígenas, como os Tapuias, Tupinaês e Tupinambás. Essas tribos exploravam a terra como uma maneira de garantir sua sobrevivência, sendo os responsáveis pelas primeiras atividades antrópicas na região. Essas atividades consistiam na roçagem, queimada e derrubada de árvores. Atualmente, a ação do homem na bacia do rio Joanes tem degradado os seus recursos naturais, pois essa ação vem sendo feita de maneira irresponsável, com o lançamento de esgotos no rio, a extração de caulim, areia, cascalho e pedras. Com a industrialização da área, a necessidade de vias de acesso cresceu, e no decorrer das ultimas décadas, a malha rodoviária da bacia aumentou, contando hoje com rodovias que atravessam e ligam vários municípios. Com o crescimento da população dos municípios que compõem a bacia do rio Joanes, foi preciso uma maior disponibilidade de água. A solução encontrada foi o abastecimento de água através da captação subterrânea, e a construção de cinco barragens. A bacia do rio Joanes sofreu intensas modificações no uso do solo ao longo dos anos, com a substituição da vegetação nativa por um outro tipo de vegetação, e um intenso processo de urbanização.


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-05-17 12:02:17 - 1715947337
Já foi!