Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Artigo: O brasileiro está estressado, por Ana Maria Rossi

O brasileiro está estressado

Por Ana Maria Rossi*

Basta andar na rua para perceber que o nível de estresse negativo está em alta. Observam-se pessoas com expressão tensa, impacientes e muitas vezes agressivas. Ou seja, o brasileiro está estressado. Os motivos são variados: desemprego, falta de tempo, instabilidade no trabalho, problemas financeiros. Este cenário induz a sintomas que repercutem também no ambiente corporativo. Por isso, especialistas estudam cada vez mais alternativas para promover a qualidade de vida nas empresas para evitar o adoecimento e melhorar o desempenho dos trabalhadores. Estatísticas indicam que os trabalhadores brasileiros apresentam sintomas que comprovam o desgaste. Em uma pesquisa da International Stress Management Association no Brasil (Isma-BR), 88% dos entrevistados afirmam sentir dores musculares, 89% estão ansiosos e 63% estão consumindo álcool como forma de se anestesiar do sofrimento. O fator mais estressante para os participantes é a incerteza em relação ao futuro, relacionado com o enxugamento nas empresas e a falta de reconhecimento no trabalho. Fazendo uma análise, percebe-se o quanto a crise política e econômica do país tem impactado as finanças nas empresas e a saúde dos trabalhadores causando um prejuízo estimado em 3,5% do PIB/ano nacional. A pesquisa também mostra que 74% dos profissionais estão insatisfeitos ou desmotivados. Portanto, é imprescindível que as empresas se comprometam em preservar a saúde e o bem-estar da sua equipe. E aí se questiona: Como estão funcionando os programas de qualidade de vida no trabalho? Quanto custa o adoecimento de funcionários? Lembrando que trabalhadores estressados trabalham, em média, cinco horas a menos por semana e sua produtividade é marginal. Promover programas que valorizem o bem-estar dos funcionários capacitando-os a desenvolver resiliência para lidar com as adversidades cria um ambiente propício para a realização das tarefas com comprometimento e criatividade.

É por isso que na 16ª edição do Congresso de Stress e 18º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho que a Isma-BR realiza de 21 a 23 deste mês, em Porto Alegre, decidimos debater e responder “Como manter um profissional saudável na empresa?”. Afinal, viver bem é trilegal!

* Presidente da Isma-BR e copresidente na Divisão de Saúde Ocupacional da Associação Mundial de Psiquiatria, que promove evento sobre o assunto no Plaza São Rafael de 21 a 23 de junho


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-28 00:48:01 - 1714265281
Já foi!