Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Câmara Brasil-Alemanha comemora 60 anos no Plaza São Rafael Hotel nesta quinta com um jantar unindo autoridades dos dois países

A Câmara Brasil-Alemanha promoverá uma série de ações para celebrar os seus 60 anos de atividades no Rio Grande do Sul, sendo este, o terceiro estado a contar com uma unidade autônoma no País, seguindo o que já havia acontecido com São Paulo e Rio de Janeiro. Naquele ano de 1955, numa modesta sala na rua Uruguai, no Centro da Capital, segundo conta o atual presidente da entidade, Everson Oppermann, a Câmara iniciava suas operações “com a certeza de que, aqui, inclusive pelas características da formação étnica da população, empresas e negociantes alemães encontrariam pares adequados a suas expectativas”.
A estimativa estava tão certa que, nesses 60 anos, a Câmara foi responsável, direta ou indiretamente, pela instalação de mais de 80 empresas alemãs no Rio Grande do Sul, além de ter realizado milhares de intermediações entre companhias locais e da Alemanha. “No Brasil, hoje, atuam 1.600 empresas alemãs, sem contar as centenas de participações de capital alemão em empresas brasileiras. É um número já significativo, mas que pode aumentar e, principalmente, trazer benefícios para a economia gaúcha se houver empenho integrado para mostrar aos alemães as potencialidades do estado em todas as áreas.”
Oppermann enfatiza que as condições hoje existentes no Rio Grande do Sul para atrair alemães são infinitamente melhores do que aquelas de 1955, quando o trabalho começou. “Atualmente, somos três milhões de descendentes espalhados pelas cidades gaúchas, preservamos nossas origens e carregamos conosco o legado recebido de nossos antepassados, mas, além disso, temos contrapartida atraente, como uma base industrial forte e diversificada, universidades de primeira linha, mão de obra qualificada e um excelente material humano para oferecer.”
Além do papel institucional que lhe cabe, a Câmara Brasil-Alemanha tem marcante atuação prática, com organização e acompanhamento de missões oficiais ao país europeu, recepção de delegações alemãs em visita ao Estado, promoção de encontros setoriais, seminários, workshops e fóruns, formação de grupos para visitas a feiras na Alemanha e uma série de outras iniciativas que aproximam empresas e investidores alemães do Rio Grande do Sul, e vice-versa. Tradicionalmente, a entidade assume, ainda, o papel de cicerone de empresas gaúchas no mercado europeu, permitindo que ingressem justamente pela Alemanha, uma das mais fortes economias do mundo.
Para celebrar esses 60 anos de atividades, a Câmara prepara uma série de ações. “A data é um marco de tudo o que foi feito pelo desenvolvimento da economia gaúcha com o impulso da entidade”, avalia Oppermann. A comemoração do aniversário prevê uma programação intensa, que culminará com um jantar em 9 de julho, no Plaza São Rafael Hotel e Centro de Eventos, quando estarão presentes autoridades e personalidades dos dois países, entre elas, o diretor executivo da Confederação Alemã da Indústria e do Comércio (Dihk), Wolfgang Treier. Em diferentes datas, também integram as comemorações os seminários de Eficiência Energética e de Mão de Obra Estrangeira e a terceira edição do Fórum de Infraestrutura e Logística.

Fonte: Jornal do Comércio
Assessoria de Comunicação Social da Rede Plaza de Hotéis, Resorts & SPAs


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-29 07:16:16 - 1714374976
Já foi!