Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Cozinhar com dendê: uma obra de arte

Dendê

Para alguns baianos (ou quem conhece o azeite), há dias em que só o Dendê salva. A planta não teve origem na Bahia, como muitos pensam. Ela foi trazida do oeste da África no século 17, é o ingrediente especial de muitas receitas.  Hoje em dia, no estado, em qualquer mercadinho de esquina é possível encontrá-lo, em formato de azeite: o famoso Azeite de Dendê. Porém, de acordo com o coordenador da Câmara Setorial do Dendê (órgão vinculado à Secretaria da Agricultura do Estado), a maior parte do dendê ao qual temos acessos tem acidez em níveis bem maiores que o ideal (abaixo de 5%). A explicação é o uso de frutos estragados em meio à matéria-prima.

De qualquer forma, para quem vai à Bahia, comer moqueca na beira da praia, caruru, vatapá ou acarajé sempre tem um gosto mais do que especial. O azeite também é bastante ligado à religião. Às sextas-feiras, há o costume de vestir trajes brancos, em homenagem a Oxalá, orixá que jamais recebe o dendê em seus fundamentos. Por isso, na sexta-feira, não se deveria comer o azeite, segundo a tradição.

Dendê

Tem curiosidade em saber como o fruto se transforma em óleo? A gente conta o passo a passo.

1 – Colheita. O cacho é retirado do dendezeiro e deve ser debulhado (retirada dos frutos) em menos de 48 horas, com a retirada dos espinhos.

2 – Prensagem. Os frutos maduros são macerados para a extração da polpa. Em geral, essa fase envolve o aquecimento, que deve ser inferior a 100%.

3 e 4 – Lavagem. A polpa é separada das fibras presentes no fruto. A gordura que sobra é separada em duas partes: a flor do dendê,  e em um óleo vermelho mais fino que flutua sobre o bambá (pasta alaranjada e densa que fica no fundo do recipiente). Essa gordura se transforma no óleo.

Dendê

Dendê

O que importa mesmo é que, o dendê, quando bem usado, jamais será descaracterizado. Ele tem um sabor inconfundível, apaixonante. E o melhor: o cheiro que fica nos pratos dá a cara da Bahia. Ficou ansioso para experimentar? Em sua próxima viagem ao estado, hospede-se no Plaza Bahia Hotel e venha preparado para uma explosão de sabores.


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-05-04 18:05:02 - 1714845902
Já foi!