Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Economia doméstica e Cadastro Positivo, temas de debate no Plaza

A educação financeira é um assunto que vem ganhando força no cenário nacional. A necessidade de ter um maior controle das finanças estimula cada vez mais as pessoas a se reeducarem quando o assunto é dinheiro. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic Nacional) da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o endividamento das famílias no Brasil chega a 57,3% da renda bruta, com um índice de inadimplência de 23,2%, isso se deve à grande facilitação das cartas de créditos e ao bom momento financeiro do país. Um dado que chama a atenção é que os jovens estão em primeiro lugar na lista de inadimplentes.
Este foi um dos temas abordados no 2º Congresso Sulbrasileiro de Crédito e Cobrança (Congrecred), realizado na primeira semana de julho no Salão de Eventos do Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Para o palestrante do congresso e educador financeiro Reinaldo Domingos, os jovens até 20 anos começam a ter acesso efetivo a ferramentas de crédito e assumem o controle de suas finanças. Entretanto, não sabem o que fazer com os primeiros salários e bolsas-auxílios porque muitos não receberam orientação financeira, o que acaba contribuindo para aumentar este índice de inadimplência. Reinaldo Domingos, autor da metodologia DSOP – fundamentada em quatro pilares, diagnosticar, sonhar, orçar e poupar – desenvolveu um projeto de educação financeira para escolas de nível básico. A ideia é implantar o sistema na grade curricular das redes de ensino, ajudando as crianças a ter um controle maior do dinheiro desde cedo.
Além do tema educação financeira, outro ponto alto do evento foi a palestra do Presidente da Unidade de Negócios Pessoa Física  e Jurídica da Serasa Experian , Laércio de Oliveira Pinto, sobre o Cadastro Positivo, que visa formar um histórico de crédito para pessoas físicas para beneficiar o consumidor  em dia com as contas.
Laércio Pinto afirma que ainda é pequena a parcela de empresas que aderem ao sistema de cadastro positivo comparada à abrangência do mercado, mas defende que o quanto antes as empresas estiverem inclusas, mais benefícios irão ter.


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-05-15 00:52:15 - 1715734335
Já foi!