Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Uma viagem no tempo: exposição conta a história da hotelaria e da gastronomia em Porto Alegre

Exposição sobre hotelaria e gastronomia no Memorial de POA

Entrar no Memorial do Rio Grande do Sul será como realizar uma viagem no tempo. O local receberá, até o dia 26 de agosto, a exposição promovida pelo Sindha, que conta a história da hotelaria e da gastronomia na capital gaúcha.
Conheça a história dos primeiros restaurantes, bares e hotéis de Porto Alegre, que será contada por meio de ilustrações raras no livro Tradição e Arte em Receber, obra produzida pelo renomado historiador Gunter Axt. O exemplar traça a trajetória dos estabelecimentos dos setores, desde a entrada de restaurantes em shoppings até as mudanças da rede hoteleira. Diversas imagens retratadas no livro estarão expostas no período de 18 de julho a 26 de agosto, com visitação de terça-feira a sábado, das 10h às 18h, e aos domingos, das 13h às 17h, no Memorial do RS (Rua 7 de Setembro, 1020 – Centro Histórico, Porto Alegre).
Na exposição, uma sala escura apresenta vídeos e fotos antigos, contando a história da cidade e, consequentemente, da hotelaria e da gastronomia. A trilha sonora é com músicas da época, com legendas explicando cada passagem. Além disso, um lounge da recepção de um hotel foi montado, com vitrola, tapetes e paredes estofados, além de balcão ao estilo do Grande Hotel.

Exposição Sindha Memorial RS

A exposição do Sindha, no Memorial do RS, contará um pouco da história da hospedagem e gastronomia de Porto Alegre e região. Foto: Sindha

Caverna do Ratão faz parte da história boêmia de Porto Alegre
Os clientes da Caverna do Ratão estão acostumados com os petiscos e chopes do local. Porém, muitas pessoas não devem saber que o bar está aberto desde 1955 no mesmo local em Porto Alegre, na esquina da Avenida Protásio Alves com a Rua Eça de Queiroz. É um dos berços boêmios da cidade e foi criado pelo casal Aristides Castro Saldanha e Arminda Bernardina Saldanha.

Você sabe quais foram os primeiros restaurantes com comida “importada” em Porto Alegre?
Os imigrantes que começaram a chegar a Porto Alegre no século de 1800 trouxeram suas culturas e tradições. Além disso, aproveitaram as poucas opções de alimentação da época, e quase nenhum restaurante, e abriram negócios que ajudaram a expandir suas comidas tradicionais. O primeiro estabelecimento alemão, com comida e bebida do país europeu, foi o Restaurante Harmonia, na década de 1870. Era frequentado pela elite da colônia alemã.
Na Rua de Bragança, atual Marechal Floriano, o espanhol Manoel Vasquez começou a servir comida típica da Espanha no Restaurante Gruta Recreativa. Ali, se reunia a elite porto-alegrense, sobretudo depois da saída dos concertos e espetáculos teatrais dos teatros São Pedro e Pedro II. Na mesma rua, havia o Sferra, considerado luxuoso, que oferecia pratos e vinhos italianos. Foi o primeiro restaurante que ofereceu comida da Itália por aqui.

Cervejas artesanais chegaram em Porto Alegre há 130 anos
Engana-se quem acredita que a moda das cervejas artesanais começou nos últimos anos. Em 1890, existiam 12 cervejarias artesanais em Porto Alegre, inauguradas por imigrantes alemães que moravam na Capital. Eles trouxeram a paixão pela bebida na bagagem e criaram pequenas empresas no Sul do Brasil. As cervejas artesanais mais famosas da época eram Bopp, Becker, Sassen e Ritter.
O assunto é uma das várias abordagens sobre hotelaria e gastronomia apresentadas pelo livro “Tradição e Arte em Receber”, que narra, de forma cronológica, a história dos hotéis e restaurantes em Porto Alegre.

Clube do Comércio foi o lar de Gilda Marinho
O Clube do Comércio, tradicional do Centro de Porto Alegre e aberto em 1896, foi o lar da jornalista, tradutora e editora pelotense Gilda Marinho. Nascida em Pelotas, em 1900, ela foi a alma da gandaia, da liberdade e da elegância feminina, na Capital gaúcha das décadas de 1960 e 1970. Influente e com personalidade forte, trabalhou em colunas sociais e culturais na Revista Globo, Rádio Farroupilha e no jornal A Hora. Também lançou um livro de receitas sobre a culinária gaúcha.
Gilda morava no prédio anexo ao Clube do Comércio. Tinha acesso à sala de bridge por uma porta que conectava os locais.

Princesa Isabel provou churrasco e gostou
Em 1885, Porto Alegre recebeu uma visita ilustre. A princesa imperial do Brasil, Isabel de Bragança e Bourbon, esteve na capital gaúcha e pediu que lhe fizessem um tradicional churrasco. De acordo com arquivos históricos, ela gostou muito do preparo e da comida rio-grandense.

O evento de lançamento também marca a abertura da exposição que retrata o tema, apresentando vestuários antigos de passeio das décadas de 1920, 1940 e 1960 conhecido como footing e uniformes de trabalho dos setores de gastronomia e hotelaria, além de diversas outras curiosidades e materiais históricos.
Estas e outras histórias contadas no livro serão retratadas na Exposição em homenagem aos 75 anos do Sindha, que acontece de 18 de julho a 26 de agosto de 2018.


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-27 04:46:20 - 1714193180
Já foi!