Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Gerdau palestra em evento dos festejos dos 500 anos da Reforma Luterana no Plaza São Rafael Hotel e Centro de Eventos

Dentro da programação dos festejos dos 500 Anos da Reforma Luterana, que serão celebrados em 31 de outubro de 2017, foi realizada, nesta segunda-feira, dia 27, no Plaza São Rafael Hotel e Centro de Eventos, palestra do presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau e Coordenador da Câmara de Gestão e Planejamento do Governo Federal, Jorge Gerdau Johannpeter. O evento, dirigido a empresários de todas as áreas, integra as atividades programadas pela Comissão dos Festejos dos 500 Anos da Reforma Luterana, formada por integrantes da IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil) e da IELB (Igreja Evangélica Luterana do Brasil). Durante o encontro, foi lançado o “Prêmio Empreendedor Luterano do Ano”. O projeto “Praça Jardim de Lutero”, que será instalada em Porto Alegre e cujas negociações se encontram bem adiantadas com a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores da capital gaúcha, também foi lançado durante o almoço-palestra. Os Pastores Presidentes da IECLB, Nestor Friedrich, e da IELB, Egon Kopereck, foram anfitriões do evento.
O ato de lançamento da comemoração dos 500 Anos da Reforma Luterana aconteceu dia 18 de outubro de 2011, em solenidade que reuniu autoridades civis e eclesiásticas, no Plaza São Rafael Hotel e Centro de Eventos. O evento teve como objetivo marcar o início das festividades que se estenderão até o ano em que se completa o quincentenário. Durante o encontro, foi apresentado um vídeo que mostrou a origem do luteranismo, a sua migração para o Brasil, o momento atual das duas Igrejas e, após, foi lançado o selo comemorativo ao aniversário.

500 Anos da Reforma Luterana
A Reforma Luterana teve origem na cidade de Wittenberg, na Alemanha. O marco do movimento foi 31 de outubro de 1517, quando Martim Lutero publicou 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, com as quais protestou e sugeriu que se debatessem diversos pontos da doutrina da época, que era também a sua Igreja, e sugeriu mudanças.
A atitude do monge repercutiu muito. Solicitado a se retratar, Lutero não concordou em fazê-lo, a não ser que as suas teses fossem derrubadas com argumentos bíblicos, dizia. Lutero foi expulso da sua Igreja. Como uma das consequências, ocorreu a divisão da Igreja, sem ser esta a pretensão do reformador. Constituída a Igreja oriunda da Reforma, ela chegou ao Brasil em 1824, com a imigração alemã.
Para celebrar os 500 anos da Reforma Luterana, a IECLB e a IELB se uniram e criaram um calendário de atividades comemorativas até 31 de outubro de 2017, data em que se completa o quincentenário. Dentre essas atividades, estão a criação da Praça Jardim de Lutero em Porto Alegre e o Prêmio Empreendedor Luterano.
Praça Jardim de Lutero
Em comemoração aos 500 anos da Reforma Luterana, em 2009, a Fundação Luterana Mundial (FLM) deu início ao projeto de implantação do Jardim de Lutero – Luthergarten – em Wittenberg, na Alemanha. A criação do espaço é uma maneira concreta de enfatizar a importância desta comemoração ecumênica. Até 2017, serão plantadas 500 árvores, uma para cada ano da Reforma. No centro dele, haverá uma praça em forma da Rosa de Lutero. Igrejas de todo o mundo foram convidadas a plantar uma árvore com o objetivo de representá-las, simbolizando, assim, a solidariedade e a conciliação entre as Igrejas. A IECLB e a IELB já plantaram as suas árvores nesse jardim.
A exemplo de Wittenberg, Porto Alegre também terá o seu Jardim de Lutero. Para tanto, a comunidade luterana, representada pela Comissão dos 500 Anos da Reforma Luterana, buscou o apoio da sociedade civil e do poder público municipal para encontrar o espaço que receberá o nome Jardim de Lutero.
O processo de aprovação já está tramitando e, assim que aprovado, a empresa ArqSoft Arquitetura e Engenharia Ltda. dará início ao desenvolvimento do projeto arquitetônico da praça. A ideia é de criar um espaço que, além de homenagear os 500 anos da Reforma Luterana, seja ecumênico, no sentido de que todos devem estar sob as verdades que vêm da Palavra de Deus, lembradas pela Reforma, e sirva como um símbolo de união do Cristianismo.
O Jardim deverá abrigar um monumento à Bíblia, além de elementos que representem cada ano da Reforma Luterana, iniciada em 1517. Além disso, o Jardim irá contemplar aspectos importantes relacionados à acessibilidade universal e à sustentabilidade, pois, como cristãos, queremos cuidar do nosso jardim, o mundo que foi criado por Deus e que é a nossa casa.
Para tirar o projeto do papel, a Comissão Luterana dos 500 Anos da Reforma Luterana irá buscar o apoio financeiro junto às empresas que se identificam com o jeito luterano de ser.
Para aqueles que quiserem apoiar a ideia, a Comissão  disponibilizou e-mail jardimdelutero@cepa.org.br para contato.

Prêmio Empreendedor Luterano
Empreender é um dom de Deus
A história mostra que a Reforma Luterana contribuiu em diferentes aspectos com o desenvolvimento dos povos ocidentais. Na economia, foi responsável pela desmistificação do lucro como símbolo do pecado.
A Reforma de Lutero deu enorme contribuição com o conceito de vocação e desenvolveu-o até chegar ao amor fraternal. A vocação para o trabalho teria e tem como um componente o lucro, que, sendo legítimo e gerando o bem do próximo (daí a ideia de diaconia), é bom e pode ser buscado e incentivado.
Com o intuito de reforçar esses princípios surgidos há quase 500 anos, a Comissão dos 500 Anos da Reforma Luterana criou o prêmio Empreendedor Luterano, que tem o objetivo de destacar, anualmente, uma pessoa que tenha realizado iniciativas respeitáveis e admiráveis, contribuindo, no âmbito luterano ou no meio empresarial, para o bem comum.
Com isso, pretende-se incentivar empresários, líderes e gestores a desenvolverem práticas positivas e apreciáveis em organizações públicas e privadas, independente do seu tamanho e da sua área de atuação.
Ter espírito empreendedor, agir com ética, defender e apoiar a sustentabilidade e investir na responsabilidade social são algumas das características que o empreendedor luterano deve ter.
A primeira edição do prêmio Empreendedor Luterano acontecerá em 2013.


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-05-01 21:28:22 - 1714598902
Já foi!