A Luxo Brasil realizou no último 28 de Março, no Plaza São Rafael Hotel e Centro de Eventos, em Porto Alegre, o Meeting Luxo Brasil, com a presença de Francesco Morace, Presidente do Future Concept Lab, de Milão, e Sabina Deweik, Diretora do FCL no Brasil.
O evento teve como tema o “Cenário Internacional de Tendências: os novos consumidores do futuro e as forças da inovação”, e foi apresentado a uma audiência de prestígio formada por empresários, designers, jornalistas, publicitários e estudiosos sobre tendências de mercado e paradigmas do consumo premium.
Além da apresentação sobre o trabalho do Future Concept Lab, que possui diversos e consistentes projetos desenvolvidos com importantes empresas e marcas nacionais como Grendene e Havaianas, bem como o Cetiqt – RJ e Petrobras, Francesco e Sabina apresentaram o tema central do evento, com uma didática e dinâmica muito interessante, que tratou dos pontos que denotam claramente a mudança de paradigmas para se desenvolver de forma consistente e assertiva uma marca, um mercado ou ampliação dos mesmos no mundo de hoje, global e localmente.
Um dos pontos mais importantes foi a definição do consumidor e os núcleos geracionais, especialmente sobre a diferença do seu processo de identificação: antes era possível o definir por seu lifestyle (estilo de vida), hoje já podemos identificá-lo por seu mindstyle (estilo de pensamento).
Sobre as tendências foi apontado o movimento “horizontal e democrático” que vive a moda (ex.: muitas grifes se inspiram nos comportamentos de rua para criar).
Sobre o país, Francesco Morace afirmou “O Brasil é muito quick e pouco deep”, ou seja, muito rápido, porém com pouca profundidade. Para ele “o país tem grande potencialidade, mas ainda existem muitas barreiras culturais que precisam ser quebradas”.
Ainda no Meeting Luxo Brasil, Francesco Morace e Sabina Deweik ressaltaram outra tendência que os empreendedores precisam entender no Brasil é a do consumidor Trust & Sharing – exige um laço de confiança que é compartilhado em redes sociais, indicando para amigos, aposta na clareza e honestidade do seu fornecedor, uma relação de que uns confiam nos outros.
“A dinâmica dos brasileiros se encaixa muito bem nessas duas direções de tendências de consumidor” diz Morace. O brasileiro é muito “plugado” e também usa as redes para receber e passar indicação. Rapidez, qualidade, experiência, compartilhamento, honestidade são palavras-chaves relacionadas a estas tendências.
Outras direções são “Crucial & Sustainable“ e “Unique & Universal” ainda pouco forte no Brasil.
E com base nas diferenças culturais e no processo de consumo do mercado de luxo no Brasil, foi antecipado que a Luxo Brasil, em parceria com o Future Concept Lab, desenvolverão um grande mapeamento do mercado premium e de luxo no Brasil com foco, especialmente, na identificação das verdadeiras e autênticas referências em execução de excelência em todos os níveis da cadeia de consumo.
E, como dica especial para complementar o Meeting Luxo Brasil, sugerimos a presença de todos no evento “Cenário Internacional de Tendências 2014: A Revolução Social e o Impacto no Consumo” que ocorrerá no dia 30 de Maio, no Museu da Imagem e Som, em SP (maiores informações: comercial@luxo-brasil.com) .
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