Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Plaza sediará Congresso Internacional da Associação Psicanalítica de Porto Alegre de 13 a 15 de novembro

O Plaza São Rafael Hotel e Centro de Eventos sediará, de 13 a 15 de novembro, o Congresso Internacional da Associação Psicanalítica de Porto Alegre. O tema do evento é Corpo: ficção, saber, verdade. A Psicanálise ocupa-se da temática do corpo desde o seu princípio. Encontra-se em Freud, nos seus primeiros escritos, a indicação que, como humanos, tem-se uma relação em nada natural com o corpo. A linguagem, então, através das formações do inconsciente, faz ali sua marca. As bases lançadas por Freud serviram para que Lacan, na sua releitura da obra freudiana, encontrasse elementos para propor novos desdobramentos conceituais. Nesta perspectiva, a proposição do laço discursivo, como o que faz laço social, é de fundamental importância para situar essa temática, pois indica, assim, a posição do sujeito na relação com a linguagem.
A atualidade do estudo da temática do corpo para a Psicanálise, no seu diálogo com outros campos de saber (a sociologia, a antropologia, a filosofia, a literatura, as artes) resulta do que a escuta da clínica tem nos colocado como questões. Seja através da inibição, da angústia, da compulsão, ou mesmo do exercício sexual, faz-se importante indagar sobre o que surge como efeito de inscrição no discurso, ou mesmo do impossível em causa nessa inscrição. Assim, é lançada uma base de discussão proposta em três eixos:
– O corpo como construção ficcional;
– O corpo na relação ao saber;
– O corpo na relação à verdade como não-toda.
A partir desses eixos, pode-se levantar uma série de indagações. Por isso, a APPOA convida a todos os que se sentirem concernidos a participar do seu Congresso Internacional 2015 – Corpo: ficção, saber, verdade.
Informações: www.appoa.com.br

Assessoria de Comunicação Social da Rede Plaza de Hotéis, Resorts & SPAs


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-27 01:24:21 - 1714181061
Já foi!