Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Aprenda a preparar um delicioso Porco à Pururuca

De origem portuguesa, o prato se tornou popular em Minas Gerais

A Festa Junina aqui do Plaza Ecoresort Capivari teve como um de seus destaques gastronômicos o Porco à Pururuca. Você sabe a origem desse prato? Pois entenda como ele surgiu e prepare na sua casa, com uma receita de dar água na boca!

O prato possui origem portuguesa, porém tornou-se popular em Minas Gerais. O termo pururuca vem do tupi e significa: “o que produz barulho”. Uma das explicações é que após o preparo do prato, a pele do porco fica extremamente crocante e dura.

A carne de porto

carne de porco obtida do porco doméstico é uma das mais consumidas do mundo, com evidências históricas que comprovam seu consumo desde 5000 A.C. Mesmo com muita história, a carne suína ainda é cercada de tabus religiosos ao redor do mundo, e é proibida no judaísmo, islamismo e adventismo. O ramo da culinária que trata de carnes, principalmente a suína, é chamado charcuteria.

 

O Brasil é um dos maiores produtores e consumidores da carne suína. A produção é de cerca de 1,6 milhões por ano, com foco na exportação. O país ainda produz derivados da carne de porco, incluindo a produção artesanal. O foco da produção brasileira está nas regiões Sul e Sudeste.

 

Além dos tabus religiosos, a carne suína é cercada de mitos nutricionais. Dizer, por exemplo, que a carne suína é prejudicial à saúde humana é um equívoco. A carne de porco é muito nutritiva e saborosa, e possui abundância em vitaminas e minerais, é rica em ácido linoléico, que neutraliza efeitos da gordura saturada. Além disso, nos últimos 30 anos, a carne porcina perdeu 31% do seu nível de gordura, 14% de calorias e 10% de colesterol, por conta de cruzamentos entre espécies e seleção de animais. Hoje em dia, a porcentagem de carne magra no porco chega a 62%. Ela é tão nutritiva quanto as outras carnes, e deve ser inserida no cardápio das pessoas. Como todos os alimentos, seu consumo deve ser moderado e equilibrado.

Porco à pururuca

 

Aprenda a fazer um Porco à Pururuca

Ingredientes:

1 ½ xícara de chá de óleo
2 cebolas picadas
6 dentes de alho
½  xícara de chá de salsa ou salsinha picadas
2 limões inteiros
1 pimenta dedo de moça picada
1 Leitão
Sal a gosto
Azeite a gosto

Modo de preparo:

  1. Junte óleo, cebola, alho, salsa, suco do limão, pimenta, sal e azeite no liquidificador, até virar uma pasta homogênea.
  2. Em uma forma coloque o leitão e passe o tempero em pasta por cima dele.
  3. Cubra com um filme plástico e leve à geladeira. De vez em quando vá colocando o tempero que escorre sobre a carne novamente.
  4. Depois, retire o leitão da forma e limpe o tempero que ficou sobre ele (embora pareça estranho, este procedimento é necessário, pois o tempero que fica queima rapidamente, podendo alterar a aparência e gosto do leitão.
  5. Coloque o leitão sob uma grelha própria para assados, de preferência alguma que asse todos os lados igualmente.
  6. Cubra com papel alumínio e deixe assar por aproximadamente 4 horas.
  7. Após o período de 4 horas, retire o papel alumínio e deixe assar por mais 1 hora.
  8. Para fazer a pururuca aqueça bastante o óleo, passe gelo em cima da pele do leitão e com uma concha, jogue o óleo quente sobre o leitão.
  9. Repita o procedimento até levantar bolhas por cima da pele do leitão e está pronto!

Você pode servir este prato acompanhado de farofa e saladas leves. Como bebida, prefira cervejas claras e refrescantes.

Que tal surpreender família e amigos com uma refeição para ninguém colocar defeito?

Fonte: Infoescola/minaslovers


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-26 03:35:08 - 1714102508
Já foi!