Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Itaparica e Ilha dos Frades: conheça estes dois destinos em Salvador

Mar caribenho, trilhas, história, culinária, cultura. A diversidade de atrações é incontável

A Bahia é um paraíso sem fim. Suas praias são lindas, a água quente e limpa. Um destino incrível para férias em família, com amigos ou com seu amor. Quer conhecer dois destes lugares incríveis em Salvador? Confira nossas dicas e saiba mais sobre Itaparica e Ilha dos Frades:

 

ITAPARICA

 

Um mar caribenho, transparente e em vários tons, com águas mornas e tranquilas, casarões centenários com arquitetura preservada e charmosas ruas de paralelepípedo. A 13km de Salvador por via marítima, o local é cercado por arrecifes de corais, possui uma exuberante vegetação tropical, manguezais e lindos coqueirais. Com o sol garantido quase o ano inteiro, a ilha, que foi o primeiro destino turístico do Brasil, é um ótimo programa em qualquer época, mas no verão ela fica mais movimentada com a chegada dos veranistas.

E quem disse que ir à Ilha de Itaparica é ficar somente restrito às praias? Desmistificando esse pensamento, separamos alguns locais que você precisa conhecer na região.

Itaparica

Restaurante Manguezal
Localizado na Praia do Brasileirinho, no meio de uma reserva de mata, o restaurante recebe todas as escunas que fazem trajetos pela Baía de Todos os Santos. Harmonizado com a natureza, o local oferece uma pegada ecológica que se une com os sabores que o mar pode oferecer.

Igreja de Baiacu
Ela é a 3ª igreja construída no Brasil. Conhecida também como Igreja de Nosso Senhor de Vera Cruz, a Baiacu hoje está em ruínas, mas suas paredes estão todas seguras por uma árvore chamada gameleiras. O mais importante monumento histórico de Vera Cruz foi literalmente tragado pelos troncos e raízes de uma gigantesca árvore que nasceu dentro da edificação.

Centro Histórico
Localizado na cidade de Itaparica, o Centro Histórico deste município foi tombado primeiro que o Centro Histórico de Salvador, em 1980. O local guarda construções do século XVII e XVII, com casas antigas de estilos neoclássicas, e possui como parte desse conjunto a Igreja Santíssimo Sacramento (Igreja Matriz), Igreja de São Lourenço, Casarão Tenente João das Botas (combatente na guerra da independência de Itaparica), Casarão Solar Del Rei e fortaleza de São Lourenço, construídas por portugueses e tomada por holandeses.

Reserva de Venceslau
Essa é uma área de proteção ambiental de Mata Atlântica. Venceslau, homem que deu o nome ao local, sofria de cegueira e voltou a enxergar banhando-se nas águas da reserva. Por conta disso, o senhor que teria morrido na década de 60, passou a ser um dos maiores defensores do lugar. Moradores afirmam que o caso realmente aconteceu e sua família, ainda viva, conta que a história é realmente verídica. Além disso, a Reserva de Venceslau é um lugar de muita beleza, apropriado para repor as energias. Em Venceslau, você pode fazer trilha, conhecer a Fonte dos Milagres (utilizada por Venceslau) além de visitar a casa onde ele morou e a capela de Nossa Senhora do Amparo.

Fonte da Bica
Essa famosa fonte é a primeira instância de água hidromineral do Brasil. Ela foi utilizada nos anos 1940 para o incentivo do turismo, ligado à saúde no país. Há quem diga que ela serve para os rins, baços e fígado. Os moradores afirmam que suas substâncias minerais ajudam as pessoas a ficarem saudáveis. Sua principal propriedade medicinal é diurética.

Itaparica Marina
Localizada na orla de Itaparica, o lugar com fácil atracagem e com uma vista incrível possui boas condições para atividades náuticas. Ótimo para passar algumas horas e aproveitar os peixes e outros frutos do mar. Além do cais, o local tem estrutura de apoio com restaurantes, lojas de artesanatos, sanitários e caixa 24 horas. A marina localizada dentro da cidade Itaparica costuma receber muitas competições de vela e remo, além de passeios para Ilha dos Frades e Cacha Prego.

Manguezal do Mocambo
Comunidade Quilombola (2 Km do centro da cidade) que oferece aos visitantes o turismo de base comunitária, que consiste em passeios pelo manguezal com as marisqueiras locais, com as quais você pode aprender a arte da pesca e degustar de suas iguarias, além do tomar o  famoso banho de lama. Para ter essa experiência, é preciso dedicar um dia inteiro e entrar em contato com a associação das moradores e marisqueiras da comunidade do Mocambo.

 

ILHA DOS FRADES

Com mar cristalino, águas morninhas e calmas, a Ilha dos Frades, com 8km de extensão, é cercada pela Mata Atlântica. Sua paisagem é exuberante, as praias excelentes, a culinária arretada e a arquitetura histórica: com igrejas e um forte que, no século XIX, foi a prisão do general Bento Gonçalves, durante a Revolução Farroupilha. Esse pequeno paraíso é uma opção de passeio que pode ser feita no estilo bate e volta da capital da Bahia ou até mesmo para passar a noite. Um jeito simples é contratar um passeio à Ilha dos Frades e à Ilha de Itaparica, saindo de Salvador. A maioria das agências de turismo oferece esse tipo de combo, visitando mais de uma ilha no mesmo dia. Todas as praias da Ilha dos Frades são delimitadas e muito bem preservadas. Conheça algumas imperdíveis:

Loreto: Praia com águas cristalinas, morninhas, rodeada por areia fina, compacta.

Praia de Paramaná: Por ser a praia onde as embarcações chegam e saem, o local está sempre bem movimentado, com muitos turistas aproveitando o banho em águas cristalinas e quentinhas.

Viração: Com acesso apenas via barco, a praia é um lugar que oferece bastante privacidade.

Nossa Senhora de Guadalupe: A praia mais linda da Ilha dos Frades. Ela possui Bandeira Azul, que é uma certificação internacional de qualidade ambiental para praias e marinas.

A Ilha dos Frades tem mais de 100 trilhas que podem ser feitas nos 15 km de Mata Atlântica preservada. Porém, essas caminhadas em trilhas só podem ser feitas com guias locais. O tour guiado não tem custo, mas precisa ser agendado pelo site da Fundação Baía Viva, uma fundação que conserva a ilha.

Ansioso para uma viagem incrível dessas? Comece seu planejamento hoje mesmo!

Itaparica

 Fonte: www.uol.com.br /www.itaparica.ba.gov.br/ www.nabahia.com.br/


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-27 15:54:34 - 1714233274
Já foi!