Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Divirta-se na Micareta mais antiga no Brasil

A Micareta em Feira de Santana é o maior Carnaval fora de época da Bahia e promete muita diversão a seus participantes

Dona do título de Micareta mais antiga do Brasil, a Micareta em Feira de Santana, na Bahia, será realizada entre os dias 19 e 22 de abril. Neste ano, entre os shows confirmados para o maior Carnaval fora de época da Bahia estão nomes como Léo Santana, Devinho Novaes, Harmonia do Samba, Tayrone, Denny Denan e Chiclete com Banana. São mais de 80 atrações em quatro dias de muita festa, para você curtir na paz e atrás do trio!
A Micareta é sua! Sem cordas, sem abadá e 100% na pipoca! Vá preparado para se divertir.

Saiba mais sobre a festa

O 1º dia da primeira Micareta da “Princesa do Sertão” aconteceu em 27 de março de 1937. O coletor Maneca Ferreira, conhecido como “Maneca da Coletoria”, e o professor Antônio Garcia foram seus criadores. Além dos dois, ainda havia uma comissão organizadora composta por artistas, tipógrafos e comerciantes, entre outros.
O Maneca Ferreira era criador dos carros alegóricos e ficou inconformado com o cancelamento do Carnaval em razão das chuvas na cidade e resolveu propor a mudança da data da festa. A partir de então, os carros alegóricos tinham uma participação marcante, na mesma proporção dos trios-elétricos das micaretas e contava com parceiros para a confecção dos carros. A festa teve início com o nome francês de Micareme, copiada de uma festa popular francesa, mas terminou sendo substituído por Micareta, em um concurso realizado especialmente para dar uma nova denominação à folia fora de época.
Além das duas ruas, a folia também se estendia pelas praças da Bandeira e João Pedreira, onde fica o Mercado de Arte Popular. A primeira escolha da majestade e das princesas aconteceu em clima de euforia e alegria, que lembrou os concursos de Miss. Nos primeiros anos rei Momo era o do carnaval de Salvador. Somente em 1975 aconteceu o primeiro concurso para eleger um cidadão nascido na cidade.
A Micareta na rua era animada por grupos folclóricos e bandinhas. Aconteciam, ainda, bailes nos tradicionais clubes da cidade e nas sedes das filarmônicas feirenses. Em 1954, a Micareta de Feira de Santana passou por uma revolução: houve a primeira participação de um trio elétrico, o Patury, criado por Péricles Soledade em parceria com José Urbano Cerqueira, um fabricante de instrumentos da época, com a participação também do industrial Joaquim Bacelar, fabricante da aguardente de cana Patury. O Patury fez tanto sucesso que nos anos seguintes essa grande invenção dos carnavais baianos foi definitivamente incorporada à folia feirense. Outros trios de Salvador vieram para Feira de Santana, a exemplo do Tapajós, Jacaré e Ypiranga.
Mais tarde, a partir das décadas de 60 e 70, o circuito da festa foi sendo transferido para a avenida Senhor dos Passos, mais ainda assim englobava as praças da Bandeira e João Pedreira. A Rua Conselheiro Franco virou o palco para o desfile de escolas de samba. Em seguida, a festa passou a ser feita na Avenida Getúlio Vargas, pois os trios aumentavam cada vez mais. Em 2000, foi criado o circuito Maneca Ferreira, na avenida Presidente Dutra, que é onde a folia acontece até hoje. Em 2002, a Micareta ganhou dois novos espaços, além do circuito Maneca Ferreira: o Quilombola, num trecho da avenida João Durval Carneiro, para o desfile de blocos afros, e o Charles Albert, no bairro da Kalilândia, para bailes infantis e destinados à melhor idade.
Ao longo dos 80 anos, a Micareta de Feira de Santana só não aconteceu em duas ocasiões: a primeira durante a Segunda Guerra Mundial, da qual alguns soldados feirenses também participaram, e a outra em 1964, em razão do Golpe de Estado.

Quer saber mais sobre a cidade da festa?
Feira de Santana está a 107 quilômetros da capital Salvador e é a segunda cidade mais populosa do estado, com aproximadamente 700 mil habitantes, e a maior cidade do interior nordestino em população. Ela é o principal centro urbano, político, educacional, tecnológico, econômico, imobiliário, industrial e comercial do interior da Bahia, e um dos principais do nordeste. Feira de Santana é considerada a cidade mais dinâmica do país e possui um importante e diversificado setor de indústria, comércio e serviços.
Para quem quiser se programar para as próximas edições da festa, as datas já foram definidas: de 25 a 28 de abril, em 2019, e 23 a 26 de abril em 2020. Mais informações: http://www.feiradesantana.ba.gov.br

Agora é só garantir as energias e se divertir. E se você estiver de férias pela Bahia e ainda for visitar outros locais, aproveite para conhecer Camaçari e se hospedar no Bahia Plaza Hotel.


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-28 08:58:00 - 1714294680
Já foi!