Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua, já passou pelo Plaza e recebeu placa de homenagem do Grupo

Na semana de comemoração dos 50 anos de chegada na Lua, lembre de Neil Armstrong conosco

Neil Armstrong (1930-2012) foi o primeiro homem a pisar na Lua em 20 de julho de 1969, fato que está sendo comemorado e lembrado por todo o mundo na semana dos 50 anos após a chegada no satélite. Armstrong também foi um dos hóspedes ilustres da Rede Plaza de Hotéis. Foi há dez anos quando ele participou de um evento em um dos hotéis do Grupo em Santa Catarina e ganhou uma placa de saudação. Neil foi um astronauta, piloto naval e engenheiro aeronáutico estadunidense e, para muitos, ele é considerado um dos maiores heróis americanos.
Neil Alden Armstrong nasceu em Wapakoneta, Ohio, no dia 5 de agosto de 1930. Desde pequeno demostrou seu interesse por aeronaves, indo trabalhar ainda jovem num aeroporto.
Com apenas 19 anos entrou para a Marinha americana onde prestou serviços durante três anos. Entre 1949 e 1952, Neil foi piloto de caça da Marinha atuando na Guerra da Coreia (1950-1953). Cursou Engenharia Aeronáutica e fez um mestrado em Engenharia Espacial. Começou a trabalhar como piloto de provas e, em 1962, foi chamado pela NASA para exercer o posto de astronauta.
Em 1966, participou da missão Gemini 8, a sexta viagem tripulada dos americanos e a primeira a realizar uma acoplagem no espaço. Como esta não saiu como o esperado, os dois tripulantes, Armstrong e David Scott, tiveram que fazer um pouso de emergência.
Sem dúvida, o sangue-frio demonstrado pelo piloto-comandante Neil Armstrong o fizeram ser o candidato ideal para a missão Apollo 11. Em plena Corrida Espacial, Armstrong reunia as qualidades desejadas para uma missão como aquela, pois era tranquilo e extremamente concentrado no seu trabalho. Por isso, foi escolhido para ser o chefe da missão e o primeiro que desceria em solo lunar, em 1969, liderando a tripulação da Apollo 11.

 

Neil Armstrong no Plaza

Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua, em evento no Plaza há exatos 10 anos, em 2009, e a placa homenageando o ilustre hóspede. Fotos: Arquivos Plaza Hotéis
Foto destaque: pixabay.com

Viagem à Lua
Armstrong assumiu o posto de comandante da missão Apollo 11 e pisou na Lua em 20 de julho de 1969, acompanhado pelos astronautas Edwin Aldrin Jr. e Michael Collins.
A nave espacial foi lançada em 16 de julho de 1969, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Chegou na lua dentro de 4 dias, percorrendo uma distância de 384 mil quilômetros.
No momento que pôs o pé em solo lunar, pronunciou uma frase que ficou marcada na história da humanidade:
“É um pequeno passo para o homem e um salto gigante para a humanidade.”
Depois de 20 minutos andando e pulando na superfície da lua, seu colega Aldrin também caminhou sobre o satélite. Ficaram ali cerca de duas horas e meia, tirando fotos e coletando rochas.
Além disso, uma bandeira do Estados Unidos foi fincada no local. A transmissão foi feita ao vivo para milhares de pessoas em todo o mundo.
De temperamento tranquilo e avesso à exposição, Armstrong concedeu poucas entrevistas após sua viagem à Lua.
Em 1971, deixou a Agência Espacial Americana (NASA, em inglês) e foi ser professor na Universidade de Cincinnati, Ohio. Em seguida, trabalhou durante dois anos como presidente do Comitê Presidencial Consultivo para o Corpo de Paz (1971-1973).
Em 1978, recebeu do presidente americano Jimmy Carter a “Medalha de honra espacial do Congresso”, um prêmio criado em 1969 para homenagear os grandes astronautas. Armstrong foi o primeiro astronauta a recebê-la.
Em meados dos anos 80, participou como membro da Comissão Nacional do Espaço (1985-1986).
Em 1986, foi vice-presidente da Comissão presidencial para a investigação do acidente do ônibus espacial Challenger. Além disso, ele trabalhou em diversas empresas privadas.
Mesmo depois de se aposentar, Armstrong continuou dando palestras. Neil era muito reservado e alguns detalhes da sua vida pessoal são ainda desconhecidos. Sabe-se que ele foi casado duas vezes e teve dois filhos.

Falecimento
Neil Armstrong faleceu em Cincinnati, Ohio, dia 25 de agosto de 2012, com 82 anos. O astronauta teve complicações numa cirurgia que havia feito no coração poucos dias antes.

Curiosidades sobre Neil Armstrong
A missão Apollo 11 foi sua última viagem espacial.
Em 1969, Neil Armstrong e Michael Collins, vieram ao Brasil e foram condecorados com a Ordem do Cruzeiro do Sul.
Em 1988, ele participou de uma experiência com mais 99 pessoas que deram a volta ao mundo num Boing 77. A viagem levou cerca 37 horas para ser concluída.

Frases de Neil Armstrong
“Não existe grande feito sem grande risco.”
“Acredito que estamos indo para a Lua porque está na natureza humana encarar desafios. (…) Precisamos fazer essas coisas como os salmões precisam nadar rio acima.”
“O mistério cria admiração, e a admiração é a base do desejo do homem para compreender.”
“De repente eu notei que aquela pequena e bela ervilha azul era a Terra. Eu levantei meu dedão e fechei um olho, e meu dedão cobriu totalmente a Terra. Eu não me senti um gigante. Me senti muito, muito pequeno.”
“Pilotos não sentem nenhuma alegria especial ao caminhar: pilotos gostam de voar. Pilotos geralmente se orgulham de um bom pouso, não de sair do veículo. ”

Fonte: Google


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-03-28 14:44:39 - 1711637079
Já foi!