Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Polo Industrial de Camaçari | Rede Plaza

Conheça o Polo Industrial de Camaçari

O Polo Industrial de Camaçari, localizado a 50km de Salvador (BA), é o primeiro complexo petroquímico planejado do País. Ele iniciou suas operações em 1978 e é o maior complexo industrial integrado do Hemisfério Sul. São mais de 90 empresas químicas, petroquímicas e de outros ramos, como indústria automotiva, de celulose, metalurgia de cobre, têxtil, fertilizantes, energia eólica, bebidas e serviços.
Com a atração de novos empreendimentos para a Bahia, o Polo Industrial experimenta novo ciclo de expansão, gerando mais oportunidade de emprego e renda para o Nordeste.

Crescimento
Desde o início de operação das primeiras indústrias, o polo registra uma trajetória de evolução contínua. Superando crises, mudanças de política econômica e as transformações marcantes no contexto internacional, o complexo experimentou ciclos sucessivos de expansão, preservando a posição de relevância no setor industrial. Localmente, contribui para o desenvolvimento da economia regional através da oferta de emprego e renda, promovendo a sua modernização a partir da introdução de novas tecnologias, especializações e elevados padrões de desempenho técnico e empresarial. O Polo mudou definitivamente o perfil econômico do Estado e o mercado de trabalho dos baianos, constituindo-se ainda hoje em uma das mais significativas contribuições para a desconcentração industrial no Brasil.
A fase atual do Polo apresenta como traços marcantes a expansão e diversificação industrial. Os maiores empreendimentos implantados no Estado nos anos recentes se localizaram no Polo de Camaçari. A Ford instalou o Complexo Industrial Ford Nordeste, que é o maior e mais recente investimento da montadora em todo o mundo, estimado em US$ 1,2 bilhão, para produzir 250 mil veículos/ano (expansão prevista para 300 mil) para os mercados interno e externo. Já a Monsanto investiu US$550 milhões para instalar a primeira indústria de matérias-primas para herbicidas da América do Sul. Em relação aos avanços, ainda é reduzido o volume de produtos finais químicos e petroquímicos produzidos em Camaçari. O desafio agora é atender à necessidade de atração de novas empresas transformadoras para fortalecer a cadeia produtiva do complexo.

Qualidade e produtividade têm sido a receita para ampliar as atividades do Polo Industrial de Camaçari.


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-29 13:26:54 - 1714397214
Já foi!