Sindha promove a 7ª edição do Sindha Experience
Na 7ª edição do Sindha Experience, realizada segunda-feira, dia 25 de outubro, o projeto abordou a importância de pensar em estratégias de comunicação on-line para o sucesso dos negócios. A live, promovida pelo Sindha – Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região e o BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, teve como propósito traçar alternativas para que as empresas possam se inserir digitalmente, com foco em responder a pergunta “Preciso ter presença digital para alavancar meu negócio?”.
O bate-papo contou com a participação de Claudia Peixoto Hörbe, gerente de marketing da Rede Plaza de Hotéis, Resorts & SPAs, Cassio Grinberg, sócio da Grinberg Consulting e autor do livro “Desaprenda”, e Beto Sirotsky, co-fundador e diretor de operações da BPool. Mediada pelo presidente do Sindha, Henry Chmelnitsky, foram discutidos o papel e o impacto das redes sociais, a importância do posicionamento de marca e do Marketing Digital, além das transformações e possibilidades do ambiente digital.
Para Beto Sirotsky, é necessário pensar em como se diferenciar para ter um melhor resultado para os negócios, mas que não há como lutar contra plataformas de tecnologia. Ele reforça ainda o impacto da pandemia no avanço do digital. “Existe muita coisa sendo discutida e daqui a 20 ou 30 anos vamos olhar para trás e perceber a transformação gigantesca que foi esse período. Cada vez mais a marca passa a ter uma papel de diferenciação. E ter uma marca forte, uma marca sólida, já é um caminho de diferenciação”, destaca o co-fundador e diretor de operações da BPool.
O estrategista digital Cassio Grinberg acredita que existe muita resposta no posicionamento da marca. Segundo ele, às vezes um grupo de pequenos empresários pode se organizar em torno do digital, criar plataformas independentes e investir nelas. “Eu acredito muito que podemos traçar um círculo das coisas que já estão criadas e já existem, e podemos traçar um círculo ainda maior das coisas que serão criadas. A diferença entre as duas é a quantidade de tempo que tu passa acreditando que pode construir algo que ainda não existe e acreditar em uma coisa que ainda não está pronta”. Para Grinberg, essa é a base da inovação.
Claudia Peixoto Hörbe salienta que as mudanças comportamentais até esse momento são óbvias e a presença digital é verdadeira e necessária. “As pessoas têm que entender a importância de ter, também, um site. Eu não preciso ter um site gigantesco, mas preciso ter um lugar que as pessoas me procurem e me acham. Que saibam o que eu faço e quem eu sou, para além das redes sociais. Não adianta mais pensar que se pode sobreviver em um só lugar, hoje as coisas estão absolutamente conectadas”, pondera.
O presidente do Sindha, Henry Chmelnitsky, destacou o desafio que é o mundo digital para pequenas e médias empresas, e a angústia enfrentada pelo setor: “É necessário pensar o que nós podemos fazer para aquelas empresas que têm cinco, dez funcionários e que estão sofrendo com uma concorrência completamente diferente de anos atrás. Muitos desses empresários não têm os recursos necessários e precisamos encontrar formas de levar informação até essas pessoas”, estimula o presidente.
A live encerrou com uma provocação sobre propósito e como isso pode direcionar e facilitar a tomada de decisão durante o posicionamento da marca. Pensar a visão da empresa e o que acreditam que deve ser o ponto de partida para executar ações que engajam através do propósito. O evento Sindha Experience teve início em maio e segue com a programação mensal de lives até dezembro. Com temas pertinentes ao setor, os encontros contam com personalidades e especialistas em diversos assuntos, com objetivo de inspirar o público. O conteúdo fica disponível online e pode ser acessado através das redes sociais do Sindha.
Release Camejo Estratégias em Comunicação
Comentários