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Presidente da ABIH/RS escreve sobre Fórum Econômico Mundial do Turismo

Fórum Econômico Mundial e o Turismo

Abdon Barretto Filho*
abdon@via-rs.com.br

O Fórum Econômico Mundial, a cada dois anos, realiza e divulga o estudo global de competitividade no Turismo com análise de 14 dimensões que são impactadas. Como destaque, observa-se que o Brasil saltou da 51ª posição em 2013 para a 28ª este ano em um ranking de 140 países. No quesito atrativo natural, mantivemos o 1º lugar conquistado em 2011, sendo uma importante conquista. Entretanto, ainda está faltando transformar todo o potencial em benefícios reais para a população brasileira. Em primeira instância, estão enganados que os atrativos naturais, o sol, a praia, a cultura são suficientes para atrair fluxos de visitantes estrangeiros. O fenômeno turístico é um setor competitivo e complexo envolvendo vários segmentos da economia mundial, geralmente mais visível através dos transportes, meios de hospedagem, agências de viagens, restaurantes, centros de eventos, que são algumas das 52 áreas impactadas e reconhecidas na Economia do Turismo. Alguns profissionais são dependentes das atividades do Turismo como: turismólogos, guias de turismo, taxistas, empresários e empreendedores do setor. Entretanto, são indispensáveis parcerias entre os setores envolvidos para atrair visitantes originários dos países emissores. O Brasil disputa um mercado mundial com a França, Espanha, Itália, Estados Unidos, países do Caribe, entre outros destinos preparados com profissionalismo e investimentos. Infelizmente, ainda existem pessoas que poderiam contribuir para a melhoria da nossa competitividade e não conseguem perceber a importância do Turismo como gerador de emprego, renda e impostos e grande valorizador do “local” dentro de uma globalização dominante. As informações técnicas estão disponíveis e espera-se que os líderes políticos e empresariais observem que o Turismo pode ajudar na melhoria das contas públicas e autoestima da população. Logo, espera-se que existam mais entendimentos e atendimentos para melhorar a infraestrutura, qualificação constante dos equipamentos e serviços, promoção e divulgação dos aspectos geográficos, culturais, históricos, apresentando narrativas/estórias/histórias capazes de despertarem a atenção, o interesse, o desejo determinado a ação de conhecer nossa terra, nossa gente. Será ? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

Abdon Barretto Filho
* Diretor de Turismo da Setur/RS, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH-RS


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2024-04-30 08:37:36 - 1714466256
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