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ABIH Nacional apresenta o 1º Censo Qualitativo da Hotelaria Brasileira para o mercado

Já está concluído o Censo Qualitativo Brasileiro dos Pequenos, Médios e Grandes Hotéis da Hotelaria Nacional, realizado pela ABIH Nacional, com recursos do Projeto Competitividade dos Pequenos e Médios Hotéis, desenvolvido em parceria com o Sebrae Nacional. A Editora Abril foi contratada pela ABIH Nacional, que disponibilizou recursos repassados pelo Sebrae Nacional, para a organização e tabulação de todos os dados que há mais de 40 anos o Guia 4 Rodas colhe no mercado de hospedagem com avaliações presenciais envolvendo um total de 7003 hotéis pesquisados, com 343.536 unidades habitacionais. Ao todo foram avaliadas e checadas informações de 188 itens possíveis nos hotéis visitados.
De acordo com conclusões do censo, a metade dos estabelecimentos de hospedagem concentra-se na Região Sudeste e um quarto na Região Nordeste. Os cinco estados com maior densidade de hotéis (SP, MG, BA, RJ e SC) representam 62% da oferta nacional. São Paulo, Rio de Janeiro e Búzios são os municípios que apresentam maior disponibilidade de estabelecimentos hoteleiros.
Os 30 municípios com maior disponibilidade representam cerca de 30% do total de hotéis no Brasil. 70% dos hotéis são de categoria simples – viajar bem e barato (VBB). Apesar de responder por apenas 0,2% dos hotéis, os de categoria luxo oferecem 1% do total das unidades habitacionais disponíveis no Brasil.
A diversificação de itens agrupados sob “Área de Lazer” chama a atenção pela quantidade de benefícios oferecidos nas mais diversas categorias e porte de hotéis (38 itens). Tal amplitude oferecida demonstra que o setor hoteleiro procura disponibilizar aspectos de lazer que atendam as mais diferentes expectativas e preferências.
Os itens com maior presença são piscina (59,1%), sala de ginástica (17,6%), massagem (9,5%) e tênis (7,3%). Nos hotéis de menor porte, esses são também os itens de maior presença, em termos de lazer. Entretanto, a ocorrência dos mesmos é menor, se comparada ao geral.
Também destaca-se a variedade de equipamentos presentes nos aposentos (38 itens), não somente pela sua extensão, mas também pela alta presença de alguns itens, como TV (88,3%), toalhas brancas (55,4%), colchão de espuma (50,7%), bancada (50,4%) e travesseiros de espuma (48,8%). Existe uma boa diversidade de diferentes configurações de salas de convenção (21 itens diferentes), sendo os maiores destaques flip-chart (22,5%), equipamento de som próprio (14,6%) e quadro branco (13,9%).

Em “área social”, destaque para a presença de Churrasqueira em um a cada cinco hotéis pesquisados. Esse índice cresce para 22,3% quando observamos apenas os estabelecimentos menores. A maioria dos estabelecimentos tem circulação horizontal (54,4%), com alta concentração (97,2%) de funcionamento em prédio próprio.
Quanto à “estrutura”, destaca-se antena parabólica, presente em 23,7% dos estabelecimentos visitados. Chama atenção o índice de “aceitação de animais” nos estabelecimentos (7,4%), em razão do forte crescimento do mercado “pet”. Nos hotéis pequenos, esse índice é pouco maior (8,6%). A maior disponibilidade de pequenos estabelecimentos (até 50 apartamentos) concentra-se em cidades turísticas. Mais de 80% dos hotéis pequenos são de categoria simples e VBB. Dentre os 188 itens descritos no estudo em pequenos hotéis, os que têm maior presença são: TV (88%), lavanderia (63%), piso frio nos aposentos (60%), piscina (59%), toalhas brancas (55%), colchão de espuma (51%), bancada (50%), travesseiro de espuma (49%), lençóis brancos (48%), chuveiro com aquecimento central (45%), funcionários uniformizados (44%), lençóis de algodão (43%), chuveiro elétrico (41%), ducha higiênica (37%), box blindex (34%), edredon (31%), assinatura de TV (34%) e sala de convenções (30%). Entre os hotéis pesquisados, os que apresentam menor disponibilidade são andar executivo (0,3%), campo de golfe (0,3%), equipamento de mergulho (0,3%), guia de ecoturismo (0,3%), minifazenda (0,3%), museu (0,3%), parque aquático (0,3%), programa antiestress (0,3%), teatro (0,3%), restaurante 24hs (0,3%), anfiteatro (0,2%), berçário (0,2%), boliche (0,2%), equitação e instrutor de equitação (0,2%), instrutor de surfe (0,2%), instrutor de windsurf (0,2%), funcionário que fala japonês (0,17%), mordomo (0,14%), pay per view (0,13%), check-in aéreo (0,1%), vídeo game (0,1%), fax no apartamento (0,09%), antiquário (0,03%) e agência bancária (0,01%).
Entre os estabelecimentos que oferecem, em todos os turnos, funcionários de recepção que falam outro idioma, é maior a proporção de fluentes em inglês (19%) do que espanhol (12%). No Brasil, ainda é baixa a proporção de estabelecimentos que dispõem de funcionários treinados (18%).
Entretanto, em locais onde o turismo de negócio tem forte participação, esse perfil é bem diferente, como por exemplo, São Paulo, capital, onde mais de 80% dos hotéis têm funcionários treinados.


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2024-05-19 18:34:18 - 1716143658
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