Uma série de ações está sendo desenvolvida pelos hoteleiros da capital com o objetivo de aumentar a estadia média dos turistas que desembarcarem em Porto Alegre para assistir aos jogos da Copa do Mundo. Uma reunião entre empresários do ramo, mobilizados pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-RS), em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo (SMTur), serviu para que fossem discutidos os últimos detalhes para conquistar os visitantes e promover a sensação de “saudade neles”, nas palavras do novo presidente da entidade, Abdon Barreto Filho. O encontro ocorreu no Hotel Embaixador, e contou com a presença de representantes de outras associações e sindicatos do trade. Segundo estudo realizado pela Abih-RS em parceria com sindicatos de hotéis de Porto Alegre, nos dias de jogos, a média da ocupação hoteleira estará próxima dos 100%.
As datas das partidas entre Austrália e Holanda e Nigéria e Argentina são as que mais atraíram turistas até agora, com uma média excepcional das reservas de quartos, segundo o presidente da Abih-RS. “Tem hotéis menores que estão com ocupação muito boa, alguns até com overbooking”, destaca Barreto Filho. Já o dia do jogo entre Coreia do Sul e Argélia é o que tem menor procura, em torno de 55% a 60% de ocupação já agendada. O perfil dos visitantes, ainda de acordo com o levantamento, é de jovens, solteiros, em busca de festa e de boa gastronomia. Na reunião, o dirigente hoteleiro lembrou aos associados da importância do atendimento causar “encantamento” nos visitantes. Bandeirinhas espalhadas nas recepções dos empreendimentos, cardápios bilíngues e outras motivações especiais, como preparação de caipirinhas e outros drinques sendo oferecidos na chegada dos hotéis fazem parte da gama de atrações que os empresários estão criando para agradar os turistas. “Estamos fazendo um esforço, que é de responsabilidade de cada empresa, e também apostamos no convênio com a SMTur, para divulgar um pouco da cultura local”, frisa o presidente da associação.
A entidade mandou produzir folhetos trilíngues divulgando o projeto Turismo Criativo desenvolvido pela prefeitura, que é permanente na cidade, e oferece cursos e oficinas de conteúdos locais para visitantes, com temáticas que vão desde artesanato até tecnologia. No evento, o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, destacou que durante o Acampamento Farroupilha extraordinário, que acontecerá no período do Mundial, estarão ocorrendo 392 oficinas para turistas e moradores da Capital. “Os 76 piquetes que estarão presentes no acampamento passaram por qualificações, neste sentido”, lembrou Moraes. De acordo com o secretário, mais de 40 pontos de atendimento ao turista já estão prontos para o período. “A ideia é aproveitar esta oportunidade para apresentar bem Porto Alegre, e assim atrair novos eventos para a Capital”, lembrou o proprietário do Hotel Ritter, Ricardo Ritter. “Este desafio inicia já em 1º de julho, quando acaba a temporada de jogos do Mundial em Porto Alegre. É aí que devemos buscar atrair aqueles que vierem fazer turismo no Rio Grande do Sul”, completa o empresário.
Fonte: AL
Comentários